Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2015

Corrupção na Petrobras é mais culpa de Lula do que de Dilma,
Para FHC, Lula é mais responsável no caso Petrobras do que Dilma
Corrupção na Petrobras é mais culpa de Lula do que de Dilma,
Foto: www.correio24horas.com.br

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acredita que a responsabilidade pelo caso de corrupção na Petrobras é mais do ex-presidente Lula do que da presidente Dilma Rousseff. "Lula está calado", disse FHC em entrevista à agência Reuters.

Lula foi presidente entre 2003 e 2010, período em que o esquema de corrupção foi mais intenso, segundo os procuradores que apuram o caso. "Se alguém tem mais responsabilidade política por isso (Petrolão), é ele, não ela", disse Fernando Henrique, lembrando que os ex-executivos da Petrobras agora acusadas foram nomeações feitas durante o governo Lula.

Um dos delatores do esquema, o ex-gerente de serviços da Petrobras Pedro Barusco, também implicou o governo FHC, afirmando que a corrupção sistemática na estatal começou em 1997, na época que o tucano era presidente.

Apesar das pressões recentes, FHC diz que não interessa ao PSDB o impeachment de Dilma. "Ninguém pode querer impeachment, é um problema complicado". Somente em caso de novas evidências essa ideia poderia ser pensada. "É preciso ter um delito e ter um consenso político tanto no Congresso quanto na rua. Eu não acho que estejamos nessa situação", avaliou.

Para o ex-presidente, a economia brasileira não deve se recuperar até pelo menos o final deste ano. Ele acredita que Joaquim Levy, ministro da Fazenda, é um "técnico competente que está fazendo o que precisa ser feito". FHC acredita, no entanto, que a situação a longo prazo deve melhorar. "Para quem é investidor neste momento, ele não vai investir, salvo os que conhecem bem o Brasil", diz. "Porque eles vão dizer: "bom, daqui a pouco isso aqui passa, o Brasil tem potencial". Então, alguns vão começar a investir na baixa aqui pensando no futuro."

Fonte: www.correio24horas.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir