Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2015

A 500 dias dos Jogos Olímpicos, Rio de Janeiro corre contra
A 500 dias do Rio de Janeiro se tornar a primeira cidade sul-americana a sediar os Jogos Olímpicos, a "Cidade Maravilhosa" encara uma corrida contra o relógio para estar pronta no dia 5 de agosto de 2016.
A 500 dias dos Jogos Olímpicos, Rio de Janeiro corre contra
Foto: esportes.yahoo.com

As maiores preocupações dos organizadores são os atrasos nas obras de infraestruturas, a contaminação das águas da Bahia de Guanabara e os protestos que vem atrapalhando a construção de um campo de golfe numa reserva ambiental.

Em abril do ano passado, o vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), John Coates, chegou a dizer que a preparação do Rio era a "pior que tinha visto" e alertou que a situação era crítica, após várias visitas à cidade.

Os organizadores responderam com a criação de um grupo de trabalho para supervisionar os progressos e o presidente do COI, Thomas Bach, afirmou estar "muito satisfeito", depois da reunião do comitê executivo da entidade, realizada em final de fevereiro, no Rio.

Mais de 10.500 atletas de 205 países disputarão 306 medalhas em 46 modalidades, daqui a pouco mais de um ano e meio. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garante que as obras estão "dentro dos prazos, dentro do orçamento".

"Temos que mostrar que o Brasil não é um país onde as coisas não podem ser entregues dentro do prazo ou do preço, temos que mostrar que este país é capaz, que não precisa ser tudo "Lava-Jato"", disse Paes, fazendo referência à operação policial que investiga o gigantesco escândalo de corrupção na Petrobras.

O prefeito garantiu que "não haverá elefantes brancos", como já começa a acontecer com alguns estádios da Copa do Mundo-2014, construídos em regiões onde o futebol não é popular, como em Cuiabá e na Amazônia.

- Impacto ambiental -

Na última visita ao Rio, em finais de fevereiro, o COI alertou sobre o cronograma apertado que enfrentam as obras do campo de golfe, o velódromo e a parque equestre.

A construção do campo de golfe está sendo realizada numa reserva ambiental, o que enfureceu os ecologistas, preocupados com o efeito que as instalações terão na paisagem do Rio.

Ambientalistas e atletas também criticaram veementemente o estado da icônica Bahia de Guanabara, que receberá as provas de vela entre os milhares de litros de esgoto que são despejados todos os dias no local.

Cientistas brasileiros encontraram recentemente bactérias resistentes a antibióticos num rio que desemboca na praia do Flamengo, situada na Bahia de Guanabara.

As autoridades do Estado do Rio prometeram primeiro limpar completamente a Bahia, antes de reduzir a meta para 80%. Agora, já admitem que isso não poderá ser feito. Hoje, 49% do esgoto despejado é tratado.

"Este cenário caótico não parece ser possível de reverter para os Jogos. Minha recomendação aos atletas é que se vacinem contra a hepatite", afirmou o biólogo Mario Moscatelli, um dos mais prestigiados especialistas ambientais do Rio.

O próprio Eduardo Paes reconheceu na segunda-feira, em entrevista ao canal SporTV, que foi "uma pena que os Jogos Olímpicos não tenham servido de motivo para resolver de vez esse problema. É uma oportunidade perdida", afirmou.

Apesar de tudo, o prefeito do Rio garante que a contaminação da Bahia de Guanabara não ameaça a realização das provas de vela.

- Primeiros ingressos à venda -

Para comemorar os 500 dias até os Jogos de 2016, um teleférico do Pão de Açúcar foi decorado com as cores dos Jogos e o mascote levantando os braços no teto. A foto mostra o lindo cenário carioca de fundo.

Um total de 7,5 milhões de ingressos para os Jogos serão vendidos pelo site oficial www.rio2016.com a partir de 31 de março, com preços que oscilarão entre 40 e 1.200 reais.

Aqueles que se registraram na internet no mês passado poderão comprar os ingressos a partir da próxima terça-feira. Cerca de dois terços dos ingressos serão distribuídos em sorteios em julho e agosto.

A programação de eventos-teste em que participarão 7.800 atletas foi divulgado na semana passada, enquanto nesta terça-feira foi conhecido o primeiro esboço do calendário de competição.

Também é esperada para os próximos dias a confirmação da Arena Corinthians, sede da partida de abertura da Copa do Mundo-2014, com uma das sete instalações onde serão realizadas as partidas do torneio olímpico de futebol.

O estádio esteve perto de ficar de fora da competição, devido ao alto custo de adaptação aos padrões dos Jogos, que finalmente será bancado pelas autoridades de São Paulo.

Fonte: esportes.yahoo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir