Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-04-2015

A cem dias do início, Brasil encara Pan como importante etap
Comitê Olímpico Brasileiro quer estar entre os três primeiros países no quadro de medalhas entre as modalidades olímpicas, mas não fala em número de pódios
A cem dias do início, Brasil encara Pan como importante etap
Foto: globoesporte.globo.com

Com a perspectiva de levar mais de 600 atletas ao Canadá, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) prefere não falar em número de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, marcados para começar daqui a cem dias, em 10 de julho. Para e entidade que comanda o esporte nacional, o objetivo no evento é ficar entre os três primeiros no quadro de medalhas e, principalmente, dar o último passo na preparação visando os Jogos Olímpicos de 2016:

- A nossa meta é a mesma das duas últimas edições, em que obtivemos êxito. Nosso objetivo no Pan é chegar entre os três primeiros países no total de medalhas em disputa nas modalidades olímpicas. Os Jogos Pan-americanos Toronto 2015 são uma etapa importante na preparação da delegação brasileira que irá ao Rio 2016. Será a última oportunidade de reunirmos todo o Time Brasil antes dos Jogos Olímpicos e avaliarmos procedimentos que colocaremos em prática no ano que vem em casa - disse Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do COB.

Tanto nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, como em 2011, em Guadalajara, o Brasil ficou em segundo lugar no número de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos, e em terceiro pelo total de ouros. Em casa, foram 52 medalhas de ouro, 40 de pratas e 65 de bronze, totalizando 157 pódios. Há quatro anos, no México, o país conquistou 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes, somando 141.
O Chefe de Missão do Brasil no Canadá será Bernard Rajzman, vice-campeão olímpico de vôlei em 1984. Nesta quarta-feira, ele está em Toronto para a definição dos últimos detalhes da delegação brasileira:
- Esta é a nossa quarta e última visita de inspeção. Já temos toda a operação que envolve a delegação brasileira detalhada. Agora é colocar o nosso planejamento em prática e dar todas as condições para que os atletas só se preocupem em competir e descansar. Tenho a certeza de que Toronto fará uma edição fantástica dos Jogos Pan-americanos, que servirão como uma importante etapa da preparação brasileira para os Jogos Olímpicos Rio 2016 - disse.

Além das 28 modalidades olímpicas, os Jogos Pan-Americanos também abrangem modalidades que não estão no programa do evento mundial: boliche, beisebol, caratê, esqui aquático, patinação, raquetebol, softbol e squash. O evento deve contar com mais de 6 mil atletas de 41 países.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir