Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-04-2015

PM prende homens com armas ao substituir Forças Armadas na M
Quatro foram detidos com fuzil, pistolas, carregadores e rádios. Grupo foi preso no Trevo das Margaridas.
PM prende homens com armas ao substituir Forças Armadas na M
Foto: g1.globo.com

Quatro homens foram presos na madrugada desta quarta-feira (1º) com armamento em um carro na Zona Norte do Rio de Janeiro, informou a Polícia Militar (PM). A prisão dos suspeitos, que saiam da comunidade do Muquiço, em Guadalupe, no Subúrbio do Rio, ocorreu durante a substituição das força de pacificação da Marinha e do Exército pela PM no Complexo da Maré. Segundo a PM, a prisão, porém, não está relacionada a ocupação do conjunto de comunidades onde serão instaladas UPPs.
Os suspeitos foram detidos por policiais do Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE) no Trevo das Margaridas, em Irajá.

Os militares apreenderam um fuzil, duas pistolas, 11 carregadores — quatro de fuzil e sete de pistola —, uma granada e dois rádios transmissores.
A polícia acredita que os criminosos tentavam retirar armamento do Complexo da Maré antes da entrada da PM na região. De acordo com a Polícia Civil, um dos detidos é foragido da Justiça e tem dois mandados de prisão.
A PM do Rio de Janeiro começou na madrugada desta quarta a substituir os cerca de 3.300 mil homens da Marinha e do Exército que ocupam o Conjunto de Favelas da Maré.
O processo de transição será feito em três etapas. As comunidades da Praia de Ramos e Roquette Pinto serão as primeiras, segundo a polícia.
O cinturão de segurança nos acessos às favelas começou às 20h de terça (31). A estratégia é parte do planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública para pacificar o território formado por 16 comunidades. O procedimento foi estabelecido conforme protocolo de cooperação assinado no dia 7 de janeiro entre o governo federal, o Ministério da Defesa e o governo do estado.

Após a PM montar um cinturão de segurança nos acessos às comunidades da Praia de Ramos e Roquette Pinto, equipes do Batalhão de Choque começaram apatrulhar a região. Efetivos do Grupamento Tático de Motociclistas (Getem) estavam planejados para iniciar às 6h as ações em ambas as comunidades.
De acordo com o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, almirante Ademir Sobrinho, o atual efetivo empregado na Operação São Francisco, como foi chamada a ocupação da Força de Pacificação, será reduzido em um quarto até o final de abril.

Outras etapas
A partir de 1º de maio, as comunidades de Parque União, Parque Rubens Vaz, Nova Holanda e Parque Maré serão desocupadas pela Força de Pacificação. As demais localidades serão devolvidas ao controle das autoridades fluminenses até o dia 30 de junho, data oficial de encerramento da operação.

Balanço
Até o dia 29 de março, a Operação São Francisco contabilizou mais de 65 mil ações realizadas. Os 16,7 mil militares que atuaram na Garantia de Lei e Ordem (GLO) efetuaram 467 prisões por crime comum e outras 116 por crime militar. Foram recolhidos 228 menores.
Entre as apreensões, foram 521 de drogas, 54 de armas, 119 de munições (3692 cartuchos), 56 veículos e 87 motocicletas. Mais de 2,2 mil denúncias foram feitas pela população ao Disque Pacificação.
Avaliação
Segundo nota enviada pelo Ministério da Defesa, o almirante Ademir Sobrinho avalia que a Força de Pacificação desempenhou missão com "bravura e correção", mas considera que o trabalho foi mais complexo e árduo que em outras GLO comandadas pelo Ministério da Defesa, como a ocupação do Alemão, em 2010.
Segundo o almirante, a topografia plana, a grande concentração populacional e a escassa presença de representantes do Judiciário estadual – para a expedição, por exemplo, de mandados de busca e apreensão - dificultaram o andamento das ações.
O Conjunto de Favelas da Maré tem área de 7 km², às margens da Baía da Guanabara, e abriga cerca de 140 mil habitantes. O complexo é formado pelas favelas: Praia de Ramos, Parque Roquete Pinto, Parque União, Parque Rubens Vaz, Nova Holanda, Parque Maré, Conjunto Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Bento Ribeiro Dantas, Vila dos Pinheiros, Conjunto Pinheiros, Conjunto Novo Pinheiro – Salsa & Merengue, Vila do João e Conjunto Esperança.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir