Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-04-2015

Nova anticorpo reduz carga de HIV
Com um potente anticorpo espec�fico para o HIV, um grupo internacional de cientistas, com participa��o brasileira, conseguiu diminuir a carga do v�rus da aids em pacientes por 28 dias.
Nova anticorpo reduz carga de HIV
Foto: reporterdiario.com.br

O estudo, que descreve um teste cl�nico de pequenas propor��es, foi publicado na quarta-feira, 8, na revista Nature. Os pesquisadores brasileiros Julio Lorenzi e Lilian Nogueira, da Universidade Rockefeller (Estados Unidos), est�o entre os autores do trabalho.

A imunoterapia do HIV - na qual os pacientes s�o inoculados com anticorpos que lutam contra o v�rus - mostrou-se no passado pouco eficaz em testes pr�-cl�nicos e cl�nicos. No entanto, uma nova gera��o de anticorpos neutralizantes do HIV, mais potentes e abrangentes, tem mostrado que podem impedir a infec��o e suprimir o v�rus em estudos com camundongos e primatas n�o humanos. Seu potencial para a imunoterapia de HIV em humanos, por�m, ainda n�o foi avaliada.

O novo estudo, coordenado por Michel Nussenzweig, da Universidade Rockefeller, mostra que o anticorpo 3BNC117 se mostrou seguro e bem tolerado em doses experimentais, em um teste cl�nico de fase 1, em 12 indiv�duos n�o infectados e 17 indiv�duos infectados pelo HIV. De acordo com os autores, o anticorpo reduziu a carga do v�rus no sangue dos pacientes por 28 dias.

Cautela

Segundo os autores do novo estudo, o 3BNC117 � seguro e pode suprimir o HIV em humanos. No entanto, eles recomendam cautela, pois o tratamento feito exclusivamente com o anticorpo � insuficiente para controlar a infec��o. Para o controle viral completo, seriam necess�rias combina��es de anticorpos e drogas e anticorpos com anticorpos.

Mas os cientistas concluem que a imunoterapia mediada por anticorpos - que, ao contr�rio das drogas dispon�veis atualmente coloca em a��o diretamente o sistema imunol�gico do hospedeiro - poderia ser no futuro explorada como abordagem para a preven��o, terapia e cura da infec��o por HIV.

De acordo com um dos autores, Vincent Piguet, da Universidade de Cardiff (Reino Unido), foi o primeiro passo. "Os resultados s�o uma boa not�cia, mas ainda levar� alguns anos para que possamos desenvolver completamente um anticorpo capaz de tratar o HIV."

Fonte: AE

Fonte: reporterdiario.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir