Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-04-2015

Dilma tem encontro com Obama neste sábado em cúpula no Panam
Presidente chegou ao país na sexta, para VII Cúpula das Américas. Relação com EUA se estremeceu após denúncias de espionagem.
Dilma tem encontro com Obama neste sábado em cúpula no Panam
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff se reunirá na tarde deste sábado (11) com o colega norte-americano Barack Obama em meio às atividades da VII Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá. Ao londo do dia, Dilma fará discursos em sessões plenárias e participará de almoço com chefes de Estado e de governo dos 35 países do continente americano. A previsão é que ela retorne ao Brasil nesta noite.

Dilma chegou ao Panamá no início da tarde desta sexta (10) e durante o dia teve série de encontros com presidentes sul-americanos – Cristina Kirchner (Argentina), Juan Manuel Santos (Colômbia) e Enrique Peña Nieto (México). Além disso, ela se reuniu com o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, e participou do Foro Empresarial das Américas, no qual defendeu as medidas de ajuste fiscal que o governo tem adotado para reduzir gastos e reequilibrar as contas públicas.

Após o vazamento de denúncias de que líderes mundiais, incluindo Dilma e a chanceler alemã Angela Merkel, haviam sido alvos de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos, as relações entre os governos brasileiro e norte-americano ficaram estremecidas. A presidente brasileira cancelou, em setembro de 2013, uma visita de Estado que faria a Washington.

Na última terça (7), o chefe do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Ministério das Relações Exteriores, Paulino Franco, disse que Dilma e Obama discutirão temas da agenda bilateral (que interessa aos dois países) e assuntos relacionados à cúpula.

No ano passado, após Dilma ser reeleita, ela conversou por telefone com Obama. Na ligação, segundo o Palácio do Planalto, a presidente brasileira disse ter "todo interesse" em estreitar as relações do Brasil com os Estados Unidos. Em entrevista à agência de noticias Bloomberg, Dilma afirmou na semana passada que fará visita ao país norte-americano neste ano, em data ainda não definida.

Dia de cúpula
Conforme a agenda oficial da presidente, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Dilma participará neste sábado, a partir das 11h (horário de Brasília), da I Sessão Plenária da cúpula, no Centro de Convenções Atlapa, na Cidade do Panamá.

Após a sessão, a presidente posará para a foto oficial ao lado dos presidentes dos países americanos e, sem seguida, eles seguirão para o Retiro de Chefes de Estado e de Governo, no mesmo centro de convenções.

Ainda de acordo com a agenda oficial, os presidentes almoçarão juntos após o retiro. A programação prevê ainda às 17h (horário de Brasília) a II Sessão Plenária da Cúpula das Américas e, em seguida, a cerimônia de encerramento do encontro. Conforme o Palácio do Planalto, Dilma retornará ao Brasil às 20h30 (horário de Brasília).

Cúpula das Américas
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o tema da Cúpula das Américas deste ano é "Prosperidade com Equidade: o desafio de cooperação nas Américas". O Itamaraty informou também que este tema reflete a "preocupação" dos países com a cooperação para o desenvolvimento e a inclusão social no continente.

A cerimônia de abertura da cúpula ocorreu na noite desta sexta, no Centro de Convenções Atlapa, na Cidade do Panamá. Após o evento, no qual Dilma não discursou, a presidente seguiu para o Complexo Monumental de Panamá La Vieja, onde o presidente do país, Juan Carlos Varela Rodrigues, ofereceu jantar aos chefes de Estado e de governo que participam da cúpula.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir