Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2015

Sonda da Nasa se aproxima do inexplorado Plutão
A primeira espaçonave a visitar o distante Plutão, planeta anão que circula nas gélidas periferias do sistema solar, ainda está a três meses de distância de uma aproximação, mas já consegue avistar seu destino, de acordo com imagens recém divulgadas.
Sonda da Nasa se aproxima do inexplorado Plutão
Foto: info.abril.com.br

A sonda New Horizons decolou da Flórida em janeiro de 2006 para uma jornada de 5 bilhões de quilômetros até a região do Cinturão de Kuiper, localizada além de Netuno. À época, Plutão ainda era conhecido como o nono planeta do sistema solar, mas foi desde então rebaixado ao status de planeta anão, após a descoberta de corpos congelados similares em órbitas elípticas e afastadas ao redor do sol.

A New Horizons vai passar a cerca de 12 500 quilômetros da superfície de Plutão em 14 de julho. Com um diâmetro de apenas 2 302 quilômetros, aproximadamente dois terços do tamanho da lua da Terra, Plutão ainda se parece com um pequeno ponto luminoso nas imagens divulgadas pela Nasa na terça-feira (14).

Até o momento, as fotos possuem mais significado apenas para engenheiros e cientistas. Elas servem como um mapa do caminho para as equipes de controle que ajustam a aproximação da New Horizon. A espaçonave não tem combustível suficiente para frear o bastante e se colocar em órbita ao redor de Plutão. Em vez disso, assim como nas viagens exploratórias na espaçonave Voyager no fim dos anos 1970 e 1980, a New Horizons vai realizar suas observação apenas de passagem.

"Nossa equipe trabalhou duro para chegar a esse ponto, e agora sabemos que temos apenas uma chance de fazer isso funcionar", disse a gerente de operações da missão New Horizons e cientista do Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins, Alice Bowman, em comunicado.

Fonte: info.abril.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir