Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2015

Claro corta acesso a Twitter e Facebook, mas eleva franquia
A Claro vai aumentar a franquia de dados dos planos de Internet m�vel de seus clientes a partir desta quarta-feira, sem pagamentos adicionais, como forma de compensar fim de promo��es de acesso gr�tis a redes sociais como Facebook e Twitter e decis�o de c
Claro corta acesso a Twitter e Facebook, mas eleva franquia
Foto: exame.abril.com.br

O objetivo da operadora � permitir que os clientes continuem navegando na Internet de seus smartphones por mais tempo, retardando o bloqueio da Web ap�s o fim da franquia e dando mais liberdade para o usu�rio acessar os sites que quiser, n�o somente as redes sociais Twitter e Facebook, disse o presidente da Claro, Carlos Zenteno, em entrevista � Reuters.

Segundo Zenteno, a decis�o tomada pela empresa envolveu crit�rios meramente comerciais e n�o levou em conta cr�ticas que afirmavam que a operadora estava violando o princ�pio de neutralidade da rede, pilar do Marco Civil da Internet, esp�cie de constitui��o da Web em fase de regulamenta��o no pa�s.

O princ�pio prev� que o acesso aos sites seja igualit�rio. Para especialistas do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV-RJ, esse tipo de parceria entre operadoras e redes sociais desestimulava o usu�rio a sair da plataforma com navega��o gr�tis, o que deixa a Internet "mais pobre", limitando o acesso � informa��o.

"Nossos clientes n�o deveriam ficar restritos a aplicativos espec�ficos", disse Zenteno. "N�o diria que o "zero rating" (promo��es de acesso gratuito) est� acabando. Depende da situa��o de cada mercado, de cada operadora", completou.

A Claro n�o cobrava pelo acesso �s redes sociais desde 2013, sendo remunerada por meio de compensa��es como publicidade nos sites.

O aumento gratuito da franquia inclui clientes dos segmentos p�s e pr�-pago e planos controle, no qual o usu�rio paga um pre�o fixo por m�s, e tem validade at� 30 de julho, mas pode ser prorrogado. No caso dos planos p�s-pagos o prazo � indeterminado.

Toda a base de clientes pr�-pagos e controle ser� automaticamente migrada para os novos planos, mas no caso do p�s-pago o cliente ter� de entrar em contato com a operadora para realizar a migra��o.

Al�m da Claro, a TIM Participa��es tamb�m oferece pacotes exclusivos para acesso ilimitado a determinados aplicativos, no caso o WhatsApp, do Facebook.

Corte da internet

As principais operadoras de telecomunica��es brasileiras decidiram este ano cortar o acesso � Internet dos usu�rios que atingirem o fim da franquia de dados contratada e n�o mais apenas reduzir a velocidade como ocorria anteriormente.

Segundo Zenteno, essa decis�o foi tomada porque os clientes estavam tendo a "percep��o errada da qualidade do servi�o quando o pacote terminava", j� que a velocidade era dramaticamente reduzida ap�s o fim da franquia.

Pensando nisso, a Claro decidiu ampliar as franquias sem custo adicional, de forma a "melhorar a experi�ncia do usu�rio", uma vez que a franquia demorar� mais tempo para terminar, dependendo dos aplicativos acessados. "Vamos acelerar o crescimento no mercado, trazendo (para a Claro) novos clientes de outras operadoras", disse o presidente da Claro.

Com isso, os planos de dados de 500MB, por exemplo, passar�o a ser de 1GB; j� o plano de 5GB, ser� de 7GB. Nos planos di�rios, o usu�rio ter� um b�nus de 5MB de dados para navegar como quiser. O corte da Internet ap�s o fim da franquia tem sido criticado por �rg�os de defesa do consumidor, como o Procon.

Em fevereiro, o Procon-RJ informou ter entrado com uma a��o civil p�blica contra Oi, TIM, Vivo e Claro, alegando "modifica��o unilateral em seus contratos de telefonia com Internet ilimitada", pelos quais a velocidade de acesso era apenas reduzida ap�s a utiliza��o da franquia de dados.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir