Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2015

Especialista do Hospital Paulista faz alerta no Dia Mundial
Neste Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, o dr. Alexandre Minoru Enoki, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, chama a aten��o da popula��o sobre a import�ncia de estar atento a qualquer altera��o que ocorra na voz. � fundamental perceber
Especialista do Hospital Paulista faz alerta no Dia Mundial
Foto: segs.com.br

Cerca de 70% da popula��o brasileira ativa � formada por profissionais da voz, como professores, atores, m�sicos entre outros. Segundo o especialista, fato que comprova a necessidade de conscientizar a sociedade sobre o cuidado efetivo da sa�de vocal e o uso correto desta ferramenta de comunica��o.

Muitas vezes, as pessoas que costumam ficar roucas n�o procuram ajuda m�dica e optam por fazer uso de mel, gengibre ou xaropes. "Mas o que elas precisam entender � que isso j� pode ser um sintoma de que algo est� errado no organismo", avalia o dr. Enoki.

A voz � o som b�sico produzido pela laringe, por meio da vibra��o das cordas vocais e, quando apresentam algum dist�rbio, o indiv�duo pode ter a voz alterada, comprometendo sua fala e comunica��o. A disfonia pode manifestar-se na forma de dificuldade em manter a voz, cansa�o ao falar, rouquid�o, falta de volume e proje��o, perda da efici�ncia vocal e pouca resist�ncia ao falar.

O dr. Enoki destaca algumas medidas para ajudar a manter a sa�de da voz, entre elas est�o ingerir bastante �gua durante o dia, evitar a automedica��o e solu��es caseiras, fazer repouso da voz ap�s muito tempo de fala, al�m de manter uma postura correta da cabe�a e do corpo durante uma conversa. Por�m, a dica primordial que o m�dico recomenda � PREVEN��O: ficar atento �s varia��es da voz e buscar ajuda de um especialista o quanto antes, pois o diagn�stico precoce possibilita um tratamento mais adequado e r�pido.

Sobre o Hospital Paulista

Fundado em 1974, o Hospital Paulista ampliou compet�ncia para outros segmentos, durante sua trajet�ria, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respirat�ria e Imunologia, Dist�rbios do Sono, Halitose, procedimentos para Cirurgia C�rvico Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Em localiza��o privilegiada (pr�ximo ao Metr� Vila Mariana), possui 42 leitos, dois de UTI e 10 salas cir�rgicas, realizando em m�dia, por m�s: 600 cirurgias, 7.500 consultas no ambulat�rio e Pronto Socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

Refer�ncia em Otorrinolaringologia e com alta resolutividade, apresenta �ndice de infec��o hospitalar pr�ximo � zero. Disp�e de profissionais de alta capacidade, professores-doutores, sendo catalisador de m�dicos diferenciados e oferece excelentes condi��es de suporte especializado 24 horas.

Fonte: segs.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir