Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-04-2015

Em ranking, capital do AC é a segunda capital com mais exces
Rio Branco aparece em 2º lugar no ranking das capitais com mais excesso de peso em 2014, segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde
Em ranking, capital do AC é a segunda capital com mais exces

Rio Branco aparece em 2º lugar no ranking das capitais com mais excesso de peso em 2014, segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde. Os dados mostraram que 55% dos rio-branquenses possuem Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual 25 kg/m².
Ocupam o mesma posição, as cidades de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS). Na pesquisa anterior, com dados referentes a 2013, Rio Branco estava em 3º lugar no ranking, com 53% de adultos com excesso de peso. (Veja a pesquisa completa)
A capital acreana também sofreu um aumento da obesidade na população. No ano passado, segundo a Vigitel, 20% da população está obesa, ou seja, com IMC maior ou igual a 30 kg/m², ocupando a terceira posição no ranking. Em 2013, Rio Branco estava na quarta colocação, com 18% de adultos obesos.
A Vigitel também calculou os percentuais de colesterol. Segundo esse tópico da pesquisa, 20% das pessoas que moram em Rio Branco possuem casos de colesterol alto. Mesmo percentual de cidades como Teresina (PI), Campo Grande (MS), Vitória (ES), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).
Atividade física
Apesar dos dados em relação a obesidade, a Vigitel mostrou que Rio Branco é a segunda capital do país que mais pratica atividade física. Em torno de 43% da população se exercita pelo menos 150 minutos semanais, considerado como ideal pelo Organização Mundial de Saúde (OMS). Um aumento considerável se comparado ao ano de 2013, em que somente 36% praticava alguma atividade.

Fonte: www.rondoniadireta.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir