Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-04-2015

Vulcão chileno acorda cinco décadas depois da última erupção
Quatro mil pessoas retiradas devido à erupção do vulcão Calbuco, situado 1000 km a sul de Santiago do Chile.
Vulcão chileno acorda cinco décadas depois da última erupção
Foto: www.publico.pt

Inactivo desde 1972, o vulcão Calbuco voltou a acordar esta quarta-feira pelas 18 horas locais, perto de Puerto Montt e Puerto Varas, duas das cidades mais turísticas do Chile e perto de um dos principais pontos de acesso à Patagónia argentina. O Governo chileno já decretou "estado de excepção constitucional" na província de Llanquihue, ordenou a evacuação da zona num raio de 20 km e cancelou as aulas. Devido à extensa nuvem de cinzas e fumo, foram também suspensos todos os voos comerciais na região.

A autoridade nacional de emergência do Ministério do Interior e da Segurança Pública do Chile declarou um alerta vermelho e ordenou a retirada dos cerca de 4000 habitantes da região, decretada "zona de catástrofe" pouco depois da erupção do vulcão, de 2000 metros de altura. O ministro do Interior, Rodrigo Penailillo, já veio aconselhar as pessoas afectadas a "permanecerem calmas e a manterem-se informadas", como relata a BBC. Mahmud Aleuy, seu subsecretário, reportou esta manhã o desaparecimento de um jovem de 21 anos.

Puerto Montt e Puerto Varas, em estado de alerta, ficaram cobertas por uma intensa camada de cinza. O vento forte que se fez sentir após a erupção empurrou a nuvem de fumo em direcção às cidades argentinas de Bariloche, Villa la Angostura e San Martín de los Andes, do lado oriental da cadeia montanhosa dos Andes, tendo provocado o mesmo cenário.

Gabriel Orozco, um vulcanologista chileno, citado pela agência Reuters, alerta que nestas situações, por causa da elevada altura da coluna de fumo, o maior risco será se esta "colapsar devido ao seu próprio peso, provocando um fluxo piroclástico", uma corrente superaquecida de gases e rochas que "destrói tudo no seu caminho, a uma velocidade de 200 a 300 km por hora".

Depois da Indonésia, o Chile tem a segunda maior cadeia de vulcões do mundo, com cerca de 500 potencialmente activos. A erupção desta quarta-feira do vulcão Calbuco atingiu as mesmas proporções de uma outra, registada em 1961.

A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, é esperada na região afectada nesta quinta-feira.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir