Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2015

Investidores reagem à divulgação do prejuízo da corrupção na
Em Nova York, as ações da Petrobras subiram. Na Bolsa de Valores de São Paulo, as ações da empresa abriram em queda.
Investidores reagem à divulgação do prejuízo da corrupção na
Foto: g1.globo.com

A situação da Petrobras interessa a investidores de todos níveis, grandes e pequenos.
Há cinco anos a aposentada Elza Souza decidiu investir na Petrobras. Aplicou R$ 5 mil que tinha na poupança em ações da estatal. Afinal, um ano antes, essas ações tinham subido 66%.
"Houve um rendimento que eles punham os dividendos, creditavam na conta da gente todo mês. Depois foi escasseando, escasseando e acabou", conta Elza Inês Souza, aposentada.
As ações de Dona Elza hoje valem a metade do que valiam quando ela aplicou. De 2010 para cá, a queda acumulada foi de 49%.
"Essa decepção que é muito grande. Uma empresa como a Petrobras, é uma senhora empresa de respeito", avalia a aposentada.
Por isso, a expectativa pelo balanço era grande. Em Nova York, as ações da Petrobras subiram. Na Bolsa de Valores de São Paulo, as ações da empresa abriram em queda.
As preferenciais, que pagam dividendos, chegaram a cair quase 10%. Se recuperaram ao longo do dia, mas fecharam no vermelho. É que a Petrobras decidiu não pagar dividendos, neste ano. Já as ordinárias, que dão direito a voto, tiveram alta. A aposta de que a estatal volte a atrair investidores ajudou ao dólar a fechar abaixo de R$ 3, menor valor em quase dois meses.
Segundo os economistas, a divulgação do balanço da Petrobras tirou uma pedra do sapato. Agora, a questão é saber se esse sapato sem essa pedra vai voltar a ficar confortável. Em outras palavras, o investidor vai agora avaliar a saúde da empresa para saber se ela é ou não um bom negócio e os desafios que a Petrobras tem pela frente.
"Você ter divulgado um balanço auditado, isso é certamente uma notícia boa. Você tira um problema enorme, que estava impedindo os analistas de avaliarem a solidez da empresa", destaca Celso Toledo, economista LCA consultores.
"Agora é vida que segue, é olhar a gestão. O que eles vão fazer, onde vão investir. Perder credibilidade é muito fácil, recuperar é bastante complicado. E esse é o desafio dessa nova gestão", diz Celson Plácido, especialista em Petrobras - XP Investimentos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir