Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2015

Número de casos aumenta e Vigilância Epidemiológica
A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica e de suas unidades de saúde iniciou uma parceria com técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (Episus) do Ministério da Saúde para i
Número de casos aumenta e Vigilância Epidemiológica
Foto: paraiba.com.br

De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, nas últimas semanas houve um aumento da demanda de pessoas nos serviços de saúde apresentando exantema, que são manchas vermelhas pelo corpo. O mesmo cenário foi observado também em outras capitais da região Nordeste como Recife, Natal, Salvador, Teresina e São Luís.


Daniel explicou que, apesar da doença ter sinais que se assemelham aos do vírus da dengue, ainda não podem ser diagnosticada como tal, pois o Ministério da Saúde preconiza que o paciente com suspeita de dengue apresente outros sinais e não só as manchas vermelhas.


"O objetivo desta ação é investigar os casos, levando em consideração os sinais e sintomas, data de início do exantema, idade e bairro de residência do paciente. A partir deste trabalho, poderemos entender a dinâmica da doença e esclarecer os profissionais de saúde e a população. É importante destacar que a doença notificada pelos serviços de saúde, até o momento, cursa de forma benigna e a Vigilância Epidemiológica segue monitorando todos os casos", afirmou.


Segundo a Vigilância Epidemiológica da SMS, no período de janeiro a abril ainda não foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) casos de doenças exantemáticas como sarampo, rubéola, eritema infeccioso e chikungunya.


"As amostras de sangue coletadas de pacientes são encaminhadas para o Lacen-PB, que realiza a primeira pesquisa para o dengue. Se der negativo, a Vigilância Epidemiológica procede com uma segunda coleta para realização de sorologia e pesquisa de outros vírus", explicou.


Para evitar possível agravamento da doença, a recomendação da SMS é que todos os pacientes que venham a procurar os serviços de saúde públicos ou privados sejam tratados a partir do quadro clínico apresentado e informados à Vigilância Epidemiológica de João Pessoa.


Os profissionais dos serviços de saúde que não tiverem núcleo de vigilância epidemiológica podem entrar em contato com o núcleo da SMS para tirar dúvidas através do telefone: 3214-7938.

Fonte: paraiba.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir