Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2015

Boletim da Dengue nº 8/2015
A Secretaria de Comunicação, através do último boletim da Vigilância Epidemiológica de 29/4, informa que a cidade possui até esta data 228 confirmados de dengue. Temos, ainda, 26 casos importados, que não está contabilizado nos número anterior.
Boletim da Dengue nº 8/2015
Foto: embudasartes.sp.gov.br


Regiões afetadas:
Centro (42), Santo Eduardo (41), Santa Emília (33), Santa Tereza (25), São Luís (19), Independência (18), N. Sra. de Fátima (14), Dom José (13), Pinheirinho (9), São Marcos (6), Tomé/Silvia/Santa Luzia (2), Itatuba (2), Vista Alegre (2), Valo Verde (1) e Mimás (1).
A dengue é uma doença grave transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e que pode matar se não for tratada de forma adequada. Fique atento a alguns dos sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo, e procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa.
Prefeitura mobiliza secretarias no combate à dengue
A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), está realizando todos os meses, reuniões com membros das secretarias de Saúde, Educação, Trânsito e Transporte, GCM, Cultura, Comunicação, Jurídico, Administração, Controladoria, Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Obras, Serviços Urbanos, entre outras, para discutir ações efetivas no combate ao mosquito.
A intenção é que todas as secretarias estejam envolvidas de alguma forma na campanha "Se tá limpo, não tem mosquito", de combate ao mosquito. As escolas cuidando dos prédios e orientando as crianças, que levam mensagens para os pais, são exemplos de ações que estão sendo desenvolvidas.
A fiscalização também está agindo em toda a cidade, notificando e, se for o caso, multando quem descarta lixo e entulho de forma irregular. No mês de março, 300 notificações foram emitidas em toda a cidade, sendo 40 delas apenas no Jd. Sílvia. "Há necessidade de se extinguir os pontos ‘viciados’ de descarte de lixo, que são constantemente limpos pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos", falou Célia. As multas são cobradas no IPTU do proprietário do terreno autuado. A pena mínima é de R$ 374,10, e a máxima pode chegar a R$ 15 mil, dependendo da quantidade e do tipo do lixo descartado. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 77 300 05. Forneça o endereço correto do imóvel a ser vistoriado.
Campanha "Se tá limpo, não tem mosquito"
Paralelamente, uma forte campanha de comunicação também está alertando os moradores. O Boletim da Dengue, em sua sétima edição, é divulgado toda terça-feira e tem o objetivo de mostrar que o governo municipal tem total controle da situação em todas as regiões da cidade. Além disso, a Secretaria de Comunicação confeccionou 60 mil panfletos com informações sobre a doença e orientações de como evitá-la. Esse material está sendo distribuído casa a casa pelos agentes de saúde e pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A divulgação também é feita com apoio de outdoors, anúncios nos principais jornais da cidade, informativos nos ônibus e nas redes sociais, além de faixas e carro de som em pontos estratégicos da cidade.
O tema "lixo" também está incorporado nos debates periódicos das Redes de Atenção Psicossocial, ou "redinhas", que são fóruns realizados por servidores das unidades de saúde, da Educação, Assistência Social, Esportes e outras secretarias com os munícipes.

Fonte: embudasartes.sp.gov.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir