Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-04-2015

12% dos pernambucanos ainda não declararam o Imposto de Rend
Declaração deve ser entregue pelo site da Receita Federal até esta sexta. Mesmo assim, 88.440 pernambucanos ainda precisam acertar as contas.
12% dos pernambucanos ainda não declararam o Imposto de Rend

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. E a correria deve ser grande em todo o Brasil. Segundo a Receita Federal, 15% dos brasileiros deixaram para acertar as contas com o Fisco no último dia possível. Em Pernambuco, este índice era de 12% até as 17h de quinta (29), o equivalente a 88.440 pessoas. A orientação dos especialistas é de que esses contribuintes façam a declaração o mais rápido possível, mesmo sem a documentação completa.
"Para fazer a declaração, o contribuinte deve ter toda a documentação em mãos. Mas, mesmo se faltar algum documento, ele deve enviar a declaração para evitar a multa mínima de R$ 165,74. E em seguida fazer, o mais rápido possível, a declaração retificadora", afirma o auditor fiscal da Receita Federal, Paulo Lira. Segundo ele, é possível corrigir todos os erros ou acrescentar todos os dados restantes ao retificar a declaração. "Ela pode consertar todas as informações, o que errou, o que faltou ou o que foi a mais. O que não pode é mudar o modelo, do simplificado para o completo", esclarece.
Mesmo assim, Lira pede que os contribuintes tenham calma na hora de acertar as contas com o Fisco, para evitar erros bobos ao preencher o formulário de declaração. "Colocar 1000 ao invés de 100, por exemplo", alerta. Mas ele reconhece que os erros mais comuns são provocados por falhas na apresentação dos documentos. Segundo Lira, muitos contribuintes erram ao indicar apenas uma das várias fontes de rendimento, colocar como dependente o mesmo filho que o/a esposo/a ou não comprovar as despesas médicas declaradas. Por isso, é importante ler as orientações do site da Receita Federal antes de efetuar a declaração.

Dados
Os números da Receita Federal comprovam que a obrigação foi deixada para a última hora no estado. Na última semana do prazo, pelo menos 208 mil pernambucanos entregaram o imposto de renda. Já na primeira semana, foram somente 42 mil declarações. O prazo para o cadastro dos documentos começou em 2 de março através do site do Fisco. Mas, ao final de março, somente 175.011 declarações haviam sido entregues no estado. A expectativa do Fisco é que 720 mil pessoas declarem o Imposto de Renda em Pernambuco neste ano.
No entanto, a uma semana do fim do prazo, mais de 296 mil delas ainda não tinham acertado as contas. De acordo com o Fisco, na quinta-feira passada (23), haviam sido entregues 423.628 das 720 mil declarações previstas. A partir daí, o número de contribuintes cresceu a cada dia. Na quinta (23), foram entregues 23.820 declarações. Já no dia seguinte (24), esse número subiu para 63.455. O índice se manteve nesta última semana de prazo e corresponde à média das entregas feitas em pelo menos dez dos primeiros dias de março.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir