Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-04-2015

ONU lança apelo para reunir US$ 415 mi em ajuda ao Nepal
Principal preocupação do momento é fazer com que os suprimentos sejam entregues às pessoas que estão em regiões montanhosas e isoladas
ONU lança apelo para reunir US$ 415 mi em ajuda ao Nepal

A ONU lançou nesta quarta-feira um apelo internacional para conseguir 415 milhões de dólares (mais de 1,2 bilhão de reais) em ajuda para o Nepal. A organização comunicou que a quantia será necessária para que uma força-tarefa seja posta em prática nos próximos três meses. A intenção é auxiliar o governo nepalês na reconstrução do país e atender as necessidades mais urgentes das 28 milhões de pessoas atingidas direta ou indiretamente pelo terremoto de 7,8 graus de magnitude. Calcula-se que os tremores destruíram 70.000 casas e provocaram danos a 530.000 residências em 39 dos 75 distritos nepaleses. Mais de 5 mil pessoas morreram na tragédia.
No momento, a maior urgência é fazer com que suprimentos de água, comida e medicamentos sejam entregues àqueles que se encontram próximos à área em que foi registrado o epicentro do terremoto. A ONU informou que as estas pessoas estão completamente desprovidas de mantimentos devido às dificuldades de acesso. "Embora eu esteja muito grato e encorajado com o progresso das respostas que tivemos até hoje, os esforços precisam ser mantidos e aprofundados para assegurar que a assistência vital chegue a todos os afetados, especialmente àqueles que se encontram em áreas remotas", disse Jamie McGoldrick, coordenador das ações desempenhadas no Nepal pela ONU.

A necessidade de acelerar o fornecimento de assistência às vítimas resulta da proximidade da temporada de chuvas de monção no Nepal. A ONU já deu início à operação por contar com 15 milhões de dólares disponíveis em um fundo de emergência da organização, mas ainda não teve acesso aos vilarejos que estão localizados em regiões montanhosas. Nesta quarta, a polícia nepalesa foi acionada para conter manifestantes que protestavam contra a incapacidade do governo local de atender a todas as vítimas. Grupos gritaram palavras de ordem em frente ao parlamento e alguns entraram em confronto com as autoridades em um terminal rodoviário. As pessoas se revoltaram ao saber que o governo não havia disponibilizado ônibus suficientes para levá-las até as áreas rurais.
Nas áreas de difícil acesso, os sobreviventes estão desesperados. No distrito de Gorkha, um dos mais afetados, os moradores de várias localidades correram na direção de um helicóptero militar indiano para pedir água e mantimentos. "Não recebemos comida desde o terremoto. Não temos nada aqui", disse Sita Gurung, morador do vilarejo de Lapu.

O Nepal, país com o território com a maior média de altitude do mundo, fica sobre a cordilheira do Himalaia, numa região onde está o ponto de contato entre as placas tectônicas indiana e euroasiática, uma área de forte atividade sísmica. Em agosto de 1988, um terremoto de 6,8 graus de magnitude deixou 721 mortos no leste do país. Em 1934, um terremoto de 8,1 graus matou 10.700 pessoas no Nepal e na Índia.
Brasileiros - O Itamaraty informou, por meio de um comunicado, que até as 18 horas desta quarta-feira foram contatados 203 cidadãos brasileiros que estavam no Nepal durante o terremoto. Registros indicam que 216 pessoas se encontravam no país asiático, mas não existem informações de que brasileiros tenham morrido. Três apresentaram ferimentos decorrentes dos tremores: dois sofreram lesões leves e um quebrou aperna. Todos foram medicados e passam bem.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir