Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-04-2015

Queda de Saigon, 40 anos de êxodo e derrota
Na primavera de 1975, os Estados Unidos começavam a esquecer o horror da Guerra do Vietnã, seus 58 mil soldados mortos e a vergonhosa retirada parcial do país, mas a tomada de Saigon pelos norte-vietnamitas aprofundou a ferida e tornou definitiva a derrot
Queda de Saigon, 40 anos de êxodo e derrota

A icônica foto de dezenas de pessoas nas escadas da residência do subdiretor da CIA em Saigon - hoje rebatizada Ho Chi Minh - para embarcar em um dos últimos helicópteros que deixava a cidade derrotada foi o símbolo final de uma guerra que deixou uma profunda marca nos Estados Unidos.

A chamada "Operation Frequent Wind" ("Operação Ventro Frequente, em tradução livre"), a maior evacuação já feita em helicópteros, devia começar de maneira ordenada, com um código secreto que estrangeiros e vietnamitas conheciam e com bilhetes de saída do país.

A Rádio das forças americanas tocaria a música "I´m Dreaming of a White Christmas", de Bing Crosby, e esse seria o sinal para o início do êxodo. Alguns dizem que correram ao ritmo dessa música no dia 29 de abril, e outros afirmaram que não a escutaram. E a realidade é que a operação foi um caos.

Em 30 de abril de 1975, colunas do exército do Vietnã do Norte entraram vitoriosas e quase sem resistência em Saigon, enquanto quase ao mesmo tempo milhares de sul-vietnamitas, que tinham colaborado com os americanos, buscavam refúgio na embaixada dos EUA.

Os acordos de Paris de 1973, que deram um fim à participação militar dos Estados Unidos na luta contra os comunistas de Ho Chi Minh, e um presidente Gerald Ford recém-eleito após a saída forçada de Richard Nixon pelo escândalo do Watergate, fizeram com que Washington mudasse sua política.

Milhares de vietnamitas abandonaram naquele dia Saigon em helicópteros militares que aterrissaram depois em porta-aviões da Sétima Frota, que incapazes de abrigar também aeronaves vietnamitas começaram a lança-las no mar após os evacuados se encontrarem a salvo.

"O dia mais triste" ou "o abril negro" é como ainda lembram daquela jornada na primavera de 1975 muitos vietnamitas que se refugiaram nos Estados Unidos. Neste dia, começou uma diáspora que os obrigou a fincar raízes em um país estranho, onde agora estabeleceram seu lar.

Em regiões como Orange County (Califórnia), Nova Orleans (Louisiana) e Falls Church (Virgínia), a bandeira de listras vermelhas sobre um fundo amarelo do extinto Vietnã do Sul, símbolo da diáspora vietnamita nos Estados Unidos, ainda tremula.

"Quando chegamos aqui havia negros, filipinos, samoanos, nicaraguenses, por isso no geral foi um país extraordinário que nos deu as boas-vindas", explicou em uma reportagem a uma rádio local Andrew Lam, filho de um ex-militar sul-vietnamita, que escapou de Saigon com 11 anos e hoje é escritor.

A base dos fuzileiros navais em Camp Pendleton (Califórnia) foi o primeiro lar para 50 mil refugiados sul-vietnamitas, famílias inteiras que pensaram que o país ficaria dividido, como no caso das duas Coreias, mas que se viram obrigados a fugir com a anexação do sul.

O êxodo de vietnamitas marcou o fim de décadas de guerras no sudeste asiático, que começaram com a luta pela independência da Indochina contra os franceses, e continuou com o envio de mais de meio milhão de americanos para uma guerra contra o comunismo que se tornou desastrosa.

Mas os tempo mudam, e hoje os Estados Unidos encontraram no Vietnã comunista um parceiro comercial e estratégico frente à emergente China, e em 2013 esse novo momento se consolidou com a visita do presidente vietnamita, Truong Tan Sang, à Casa Branca.

Nesta semana, os organizadores de um ato de comemoração em Camp Pendleton, que seria acompanhado por milhares de membros da diáspora vietnamita, decidiram suspender evento porque não tinham autorização para desdobrar a bandeira de linhas vermelhas e fundo amarelo.

Segundo as normas militares, em território militar americano não se pode içar oficialmente uma bandeira de um país que não existe. Da mesma forma que ocorreu com aquele sucesso de Bing Crosby, alguns não perceberam a música mudou.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir