Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-05-2015

Foto viral de "orfãos" de terremoto no Nepal foi tirada em 2
Imagem de irmãos se abraçando já tinha sido compartilhada como sendo de "órfãos de Mianmar" ou mesmo de "vítimas da guerra civil na Síria".
Foto viral de
Foto: g1.globo.com

Esta é provavelmente uma das fotos mais compartilhadas nas redes sociais após o terremoto do Nepal, na semana passada.
A imagem de duas crianças se abraçando é forte: a menina agarrada ao irmão como se procurasse se abrigar do mundo exterior, e os olhos assustados do menino emocionaram muitas pessoas.
Em menos de uma semana, a foto se tornou viral no Facebook e no Twitter, descrita como "Irmã de dois anos protegida por irmão de quatro anos no Nepal".
Alguns tentaram procurar os irmãos entre as vítimas dos terremoto e houve até pedido de doações.
Mas a foto foi tirada há quase uma década, no norte do Vietnã.
O autor, o fotógrafo vietnamita Na Son Nguyen, disse à BBC: "Tirei essa foto em outubro de 2007 em Can Ty, um vilarejo distante na província de Ha Giang."
"Estava passando pelo vilarejo, mas parei com a cena de duas crianças brincando em frente a sua casa enquanto seus pais trabalhavam na lavoura."
"A menininha, que provavelmente tinha dois anos, chorou com a chegada de um estranho, e então o menino, que talvez tivesse uns três anos, abraçou a irmã para confortá-la."
"Foi emocionante e fofo, então eu imediatamente fiz o registro."
Na Son publicou a foto em seu blog pessoal e ficou surpreso, há três anos, ao descobrir que a imagem estava sendo compartilhada por usuários do Facebook no Vietnã como sendo de "órfãos abandonados".
"Algumas pessoas até criaram histórias complexas sobre as crianças, dizendo que a mãe delas havia morrido ou que o pai havia abandonado os filhos."
E não parou por aí. Ele descobriu, mais tarde, a foto compartilhada como sendo de "dois órfãos de Mianmar" ou até "vítimas da guerra civil na Síria".
Na Son diz que tentou esclarecer a questão e pedir os direitos autorais da foto, mas não teve sucesso.
"Essa deve ser minha foto mais compartilhada, mas no contexto errado."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir