Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-05-2015

ENTRAVE: fusão entre o PSB e PPS pode não conseguir atrair p
Prestes a ser concretizada, a fusão entre o Partido Popular Socialista (PPS) de Roberto Freire, e Partido Socialista Brasileiro (PSB), pode se esbarrar em um problema na Paraíba. Isso porque, um dos principais motivos da fusão é o de atrair políticos de o
ENTRAVE: fusão entre o PSB e PPS pode não conseguir atrair p
Foto: www.pbagora.com.br

O PSB e PPS realizam no dia 20 de junho congressos para referendar a fusão. O novo partido prepara consulta ao TSE sobre se siglas que se fundem podem atrair parlamentares sem que percam o mandato. Em 2014, a tese foi rejeitada por 4 a 3, mas o PSB avalia que a composição da corte mudou, e a necessidade de rearranjo partidário pode ter boa acolhida.

O vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira (PPS), não deve ter dificuldade para retornar para a base do governador Ricardo Coutinho, caso o PSB consiga se fundir com o PPS. O PSB é cinco vezes maior, mas o PPS terá um terço dos cargos de direção partidária. "Na negociação o PPS ficará com 30% da direção", conta o senador Antônio Carlos Valadares, o que beneficiará diretamente o vice-prefeito que comandará 30% do partido do governador.

Por isso, mesmo sem abrir o verbo, parlamentares socialistas fazem reservas ao acordo. Alegam que 30% do PPS, com uma minoria de 20% do PSB, mudariam a correlação de forças interna. O PSB tem 3.969 vereadores, 444 prefeitos, três governadores, seis senadores, 34 deputados federais e 69 estaduais. O PPS tem 1.862 vereadores, 124 prefeitos, um governador, um senador, 11 deputados federais e 23 estaduais.

Há poucos dias Nonato Bandeira disse a imprensa paraibana, que passou de aliado a adversário de Ricardo Coutinho no pleito de 2012, preferiu não externar posições pessoais. "A questão coletiva está acima das pessoais", disse o pós-comunista, que deverá reunir o partido até a próxima semana para fazer a discussão. Ele lembrou que recebeu a orientação do presidente nacional do PSS, Roberto Freire, para iniciar os debates. Redação

Fonte: www.pbagora.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir