Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 08-05-2015

Pesquisas sobre álcool e outras drogas
“A força, para enfrentar a força, usa as criações de arte e ciência”, Carl Von Clausewitz
Pesquisas sobre álcool e outras drogas
Foto: Reprodução

A diretoria da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) aprovou, na semana passada, em reunião ordinária no município de Mimoso do Sul, a criação do Centro Reviver de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CREPAD).

O CREPAD tem o objetivo de desenvolver, de forma ética e autossustentada, projetos de pesquisa financiados por instituições externas à AATR. Estimular e desenvolver o conhecimento de metodologia de pesquisa em abuso de substâncias e comportamentos aditivos, através da capacitação, formação pós-graduada e publicação de pesquisa por seus membros.

Fomentar e manter parceria com instituições científicas de reconhecido renome nacional e internacional na área de abuso de substâncias e comportamentos aditivos.

Os participantes dos projetos de pesquisa e capacitação do CREPAD seguem os preceitos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (www.conselho.saude.gov.br).

Devido à demanda para capacitação em dependência química e o crescimento das unidades da Casa Reviver, se faz necessária a criação formal de um centro de pesquisa e publicação de sobre álcool e outras drogas na AATR.

Temos, atualmente, uma equipe técnica altamente capacitada para promover cursos e atuar nos diferentes níveis de graduação levando assim o nome da Associação a um patamar antes não explorado, o do campo científico e acadêmico.

A intenção é também converter parte dos recursos da parceria à AATR. Atualmente, além do Curso de Capacitação em Dependência Química, que já é referência no sul do estado do Espírito Santo, poderemos abrir polos de pós-graduação lato sensu em parceria com faculdades credenciadas ao Ministério da Educação (MEC).

O CREPD funcionará nas unidades da Casa Reviver em Mimoso do Sul e, futuramente, após as inaugurações, no segundo semestre, dos centros de acolhimento em Vargem Alta, Ibatiba e Piúma.

Fonte: O Autor
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir