Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-05-2015

O menino que cruzou a fronteira dentro de uma mala
F�tima E. Y., de 19 anos e moradora em Castillejos (T�nger, Marrocos), parou na entrada do controle da fronteira de Tarajal, em Ceuta. Levava uma maletinha com rodas, tipo trolley. Olhou � direita, depois � esquerda, �parecia nervosa�, e ficou ali, indeci
O menino que cruzou a fronteira dentro de uma mala
Foto: www.msn.com

F�tima quis passar sem colocar a mala na esteira do scanner. Mas sua atitude levantou suspeita nos guardas que controlaram sua bagagem. "Pens�vamos que levava droga", reconhece um deles. Mas n�o podiam imaginar a imagem que apareceria na tela segundos mais tarde: "Uma figura humana se encolhia no interior da mala". A surpresa foi ainda maior quando, ao abri-la, Abou levantou a cabe�a entre um punhado de roupas: "Je m�appelle Abou", disse em franc�s. Era meio-dia da quarta-feira.

Ele tem oito anos. Sua pele � negra como o �bano e sua constitui��o f�sica � magra. � origin�rio da Costa do Marfim. "Estava muito assustado". N�o conhecia F�tima, sua portadora, "uma jovem que teria sido paga apenas para servir de correio", suspeitam os agentes da fronteira. Ela n�o quis fazer declara��es. A mala n�o tinha respiradouros. Apesar disso, o pequeno, que quase n�o conseguia falar, n�o apresentava sintomas de asfixia. Foi atendido pelo pessoal da Cruz Vermelha. Asseguraram que "n�o sofria nenhuma car�ncia". E posteriormente foi posto � disposi��o da Promotoria de Menores da Cidade Aut�noma. F�tima foi presa e nesta quinta-feira ter� de ir ao tribunal para dar explica��es ao juiz. N�o ir� sozinha.

Uma hora e meia depois de Abou abrir seus enormes olhos diante dos guardas, chega ao controle um homem "de tra�os subsaarianos". Os agentes lhe pedem documentos. � da Costa de Marfim.

�De onde vem?

�Do Marrocos, responde em espanhol. Mas vivo em Las Palmas de Gran Canaria. Acrescentou mostrando sua permiss�o de resid�ncia.

�Tem fam�lia na Espanha?

�Tenho uma mulher, mas est� na Europa, e dois filhos.

�Alguma foto?

�N�o.

�Este menino � seu filho?, pergunta o guarda mostrando a fotografia que haviam feito de Abou uma hora antes.

�Sim.

A.O. s�o suas iniciais. Tem 42 anos "e parece que � dos que chegaram �s Can�rias em um bote". Desmantelou ali mesmo. "Estava convencido de que o filho tinha passado". Disse somente que queria lev�-lo consigo �s Can�rias. N�o quis declarar nada mais. Est� preso. Hoje ter� de responder �s perguntas de um juiz de Ceuta porque � suspeito do delito de tr�fico de pessoas, j� que "� poss�vel que estivesse pagando a garota para que entrasse com seu filho na Espanha dentro de sua mala".

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Daniel Silva     |      Imprimir