Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-05-2015

Sport é o único representante do Nordeste no Brasileiro: reg
O Campeonato Brasileiro de 2015 começa neste fim de semana com apenas um representante do Nordeste entre os seus 20 clubes. O Sport será o único membro da região na elite do futebol nacional, embora a Série B seja dominada por clubes nordestinos.
Sport é o único representante do Nordeste no Brasileiro: reg
Foto: www.msn.com

O futebol do Nordeste passou por um 2014 turbulento. No Brasileirão, a dupla Ba-Vi acabou rebaixada. O Sport foi o único a resistir, com o 11° lugar, e hoje é o representante solitário da região. O Ceará chegou a figurar no G4 da Série B e flertou com a promoção, mas no final acabou a competição sem o acesso, na oitava colocação.

Não é por falta de tradição. Sport, com o título de 1987 (que até hoje causa polêmica com o Flamengo), e Bahia, em 1988, já levantaram o troféu de melhor do Brasil, e o Tricolor Baiano ainda pode se gabar por ter sido o primeiro campeão brasileiro considerando os títulos unificados, em 59, batendo nada menos que o Santos de Pelé na final.

Também não faltam grandes jogadores. O Nordeste costuma ser um celeiro de talentos e, só para não ir longe, podemos citar jogadores que recentemente vestiram a camisa da seleção brasileira, como os pernambucanos Rivaldo e Juninho; os baianos Dani Alves e Dida; e o paraibano Hulk.

O fato é que, desde 2005, quando tinha apenas o Fortaleza na Série A, a região não tinha apenas um único representante na principal competição de futebol do país. Na época, o Leão ficou em segundo lugar na Série B de 2004 e substituiu na competição do ano seguinte o Vitória, que por sua vez havia sido o único representante nordestino na primeira divisão em 2004.

"Crise" não afeta fanatismo da torcida

As torcidas nordestinas são completamente apaixonadas por futebol. Vide o Santa Cruz, que nos últimos anos lota o Arruda, seja em que divisão for, e costuma ser referência quando se fala em estádios lotados. Entre 2009 e 2011, o Santa levou multidões aos jogos da Série D do Brasileiro, com médias de público de 38.295, 30.243 e 37.869, respectivamente.

A final da Copa do Nordeste esse ano foi outra prova dessa paixão. Mais de 63 mil pessoas no Castelão, em Fortaleza, fizeram a festa com o título do Ceará sobre o Bahia.

Ano passado, a torcida do Fortaleza também deu show para incentivar o Leão na tentativa de subir para a segunda divisão. 63.254 torcedores estiveram no Castelão para apoiar o clube contra o Macaé nas quartas de final da Série C, embora não tenha sido o suficiente para evitar a eliminação.

Domínio na Série B

Apesar de contar apenas com o Sport na Série A, o Nordeste é a região do país que terá mais equipes disputando a segunda divisão nacional. Ao todo, serão oito equipes.

ABC, Ceará, CRB, Náutico, Sampaio Corrêa e Santa Cruz, além de Bahia e Vitória, que foram rebaixados na última temporada, são os representantes da região na segundona. Com tantos concorrentes, a expectativa é que para que, em 2016, o Nordeste volte a ter mais nomes na elite do futebol brasileiro.

Correção: Ao contrário do informado anteriormente, o Fortaleza caiu para o Macaé nas quartas de final da Série C, e não na final.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir