Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2015

Dia D: Mais de 500 pessoas são vacinadas em Santo Amaro
No último sábado, 9, foi promovido em todo o Brasil o Dia D de mobilização para a vacinação contra a gripe.
Dia D: Mais de 500 pessoas são vacinadas em Santo Amaro
Foto: www.faxaju.com.br

A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que tem o objetivo de vacinar 80% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas. Em Santo Amaro o mutirão contou com a mobilização de dezenas de profissionais da saúde, atuando em quatro pontos estratégicos, das 8h às 17h. A campanha acontece até o dia 22 de maio.

Só na zona Rural da cidade, cerca de 500 pessoas já estão vacinadas. "No dia 27 de abril nós recebemos 30% das vacinas e começamos a ação logo nos povoados. Geralmente por não ir logo a essas comunidades, as pessoas procuram os lugares mais próximos pra vacinar e nós perdemos a meta. Acredito que em relação à meta estejamos bem avançados. Pra nós o número de pessoas vacinadas na zona Rural está ótimo", diz a coordenadora de Imunização, Regina Soares Dantas.

Segundo ela, apesar da grande demanda, a mobilização do Dia D foi bem tranqüila. "Nós dividimos em quatro postos de vacinação com agente comunitário de saúde, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. Trata-se de pontos estratégicos para que as pessoas tenham mais facilidade em se deslocar até o posto mais próximo", destacou.

A vacinação contra a influenza reduz a chance de infecções a nível respiratório. Para Regina é importante que a população não deixe de se vacinar. "É uma vacinação importante e não requer custo nenhum, pois temos nos postos disponíveis para aqueles que estão dentro do quadro de prioridades. Além da prevenção, porque previne de uma gripe, de uma pneumonia, e para os idosos então, é bastante importante", explica a coordenadora.

Regina acredita que o município já cumpriu metade de sua meta. "Só hoje cerca de 500 pessoas foram vacinadas. Já no geral, do dia 27 até hoje, temos cerca de 1.200 munícipes imunizados. A campanha está ocorrendo com bastante sucesso, acredito que já vacinamos metade da meta do município para essa campanha", finalizou.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Antonella Varela, toda população será acompanhada focando no público-alvo da campanha. "Hoje foi o principal dia, o dia D da campanha. As pessoas que estão dentro do quadro prioritário estão procurando os postos. Os que são acamados a gente dividiu em três microáreas e fomos até os domicílios deles para vacinar, então até o final da campanha vamos vacinar todos", disse.

Para a dona de casa, Anaíde Santana, a vacinação é importante, pois reduz os riscos de uma gripe forte. "Meus filhos são alérgicos e com a vacina diminui bastante o risco da doença, para os idosos também é importante pra não ficarem em cima de uma cama gripados. Meus dois filhos tomaram vacina, os dois têm renite alérgica", concluiu.

O aposentado de 69 anos, Jovelino de Jesus, diz se sentir mais protegido ao tomar a vacina. "É muito importante pra saúde do idoso, das crianças, de modo geral. Dá uma maior proteção. Se vier a gripe a gente tem a vacina pra combater, ao invés de ser uma gripe forte, ela vai ser mais fraca".

Até o dia 22 de maio, para receber a vacina contra a gripe, as pessoas podem procurar o posto de saúde SESP de segunda a sexta das 8h às 12h.

T.Dantas Comunicação e Marketing

Fonte: www.faxaju.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir