Categoria Geral  Noticia Atualizada em   12/05/2015   às  11:09:28                   
Japo abre seleo de bolsas de estudo para brasileiros
Foto: www.msn.com
As oportunidades são para pesquisa em diversas áreas do conhecimento em universidades japonesas, sendo possível prorrogar a bolsa para mestrado e/ou doutorado, segundo o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), responsável pela seleção. Bolsistas que não têm domínio de japonês farão curso básico de japonês durante os 6 primeiros meses.

Aprovados receberão bolsa de 146 mil ienes por mês (por volta de 3,56 mil reais) durante o primeiro ano e serão isentos de taxas escolares. Passagens de ida e volta também serão custeadas pelo programa que pode ter duração de 1 ano e 6 meses ou de 2 anos.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no consulado do Japão até o dia 29 de maio ou pelo correio até o dia 26 de maio. Em junho, estão previstos os testes de proficiência nos idiomas inglês e japonês. Os candidatos não falantes do japonês têm a opção de submeter apenas a maior nota entre os dois exames.

Aprovados nos testes de idioma serão chamados para entrevistas no mês de julho. O formulário de inscrição e a relação de documentos necessários aos candidatos estão no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que também traz mais informações sobre os requisitos para a participação.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desire Duque    |      Imprimir