Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-05-2015

Imagem da Nasa revela que pôr do Sol em Marte é azul
No planeta vermelho, o pôr do Sol é azul: é o que mostram as primeiras imagens do evento capturadas pelo robô da Nasa Curiosity. A agência publicou uma animação com uma sequência de fotos tiradas em pouco menos de seis minutos, na qual o Sol se abaixa até
Imagem da Nasa revela que pôr do Sol em Marte é azul
Foto: www.correiodoestado.com.br

Diferentemente do pôr do Sol na Terra, quando o céu é tingido de vermelho, a atmosfera de Marte se colore de azul durante o desaparecimento do astro. O motivo, especulam os estudiosos, é a existência de minúsculas partículas de areia no ar marciano, que permitem que a luz azul penetre melhor na atmosfera em comparação às outras cores.
As imagens mostram o pôr do Sol em Marte do mesmo modo como ele seria visto por uma pessoa. Na verdade, a câmera fotográfica Mastcam, do robô Curiosity, enxerga de um jeito muito similar ao dos olhos humanos, sendo somente um pouco menos sensível à cor azul. Por esse motivo, as fotos foram editadas para remover a artificialidade e regular os tons de acordo como veem as pessoas.
A sequência de imagens foi fotografada a partir da cratera Gale quase mil dias depois da chegada do Curiosity a Marte (ele aterrissara em 6 de agosto de 2012).

Fonte: www.correiodoestado.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir