Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-05-2015

Campanha de vacinação contra gripe tem baixa procura
Cerca de 5 mil pessoas foram imunizadas na capital, conforme a Prefeitura. Campanha segue até o dia 22 de maio nos postos de saúde do estado.
Campanha de vacinação contra gripe tem baixa procura
Foto: g1.globo.com

Sem alcançar a meta mínima estipulada pelo Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe segue nos postos de saúde de Roraima até o dia 22 de maio. Até o momento, pouco mais de 5 mil pessoas foram vacinadas. No último sábado (9), dia de Mobilização Nacional, a campanha registrou baixa procura em Roraima. A meta da ação é vacinar 80% do público-alvo.

Segundo a gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, Francisca Sena, a baixa procura no dia "D" é preocupante, pois o dia considerado o mais relevante da campanha. A imunização acontece nas unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Ela ressaltou ainda que apenas o município de Mucajaí atendeu as expectativas e vacinou a metade do público alvo no último sábado (9). Em Boa Vista, das 51 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário, apenas cinco mil foram vacinadas, o que representa aproximadamente 10% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O público alvo da campanha são pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, doentes crônicos, bem como reeducandos e funcionários do sistema prisional.

Ministério da Saúde
Conforme dados do Ministério da Saúde, estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global.

Ainda segundo as pesquisas, a redução pode chegar a 60% aos residentes em lares de idosos e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir