Categoria Geral  Noticia Atualizada em   12/05/2015   às  14:32:03                   
Imagem da Nasa revela que pr do Sol em Marte azul
Foto: correiodoestado.com.br
A agência publicou uma animação com uma sequência de fotos tiradas em pouco menos de seis minutos, na qual o Sol se abaixa até se esconder atrás de uma montanha. Confira neste link.

Diferentemente do pôr do Sol na Terra, quando o céu é tingido de vermelho, a atmosfera de Marte se colore de azul durante o desaparecimento do astro. O motivo, especulam os estudiosos, é a existência de minúsculas partículas de areia no ar marciano, que permitem que a luz azul penetre melhor na atmosfera em comparação às outras cores.

As imagens mostram o pôr do Sol em Marte do mesmo modo como ele seria visto por uma pessoa. Na verdade, a câmera fotográfica Mastcam, do robô Curiosity, enxerga de um jeito muito similar ao dos olhos humanos, sendo somente um pouco menos sensível à cor azul. Por esse motivo, as fotos foram editadas para remover a artificialidade e regular os tons de acordo como veem as pessoas.

A sequência de imagens foi fotografada a partir da cratera Gale quase mil dias depois da chegada do Curiosity a Marte (ele aterrissara em 6 de agosto de 2012).

Fonte: correiodoestado.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir