Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-03-2006

Estabelecimentos recebem classificação
A Vigilância Sanitária de Marataízes realiza classificação sanitária de todos os estabelecimentos alimenticios de Marataízes
Estabelecimentos recebem classificação
Maratimba.com

A Vigilância Sanitária de Marataízes está realizando a classificação sanitária de todos os estabelecimentos comercializadores de alimentos. O processo de classificação iniciou com um curso aplicado nos dias 07 e 08 de dezembro de 2005, onde foram convidados os ambulantes, os donos de quiosques, bares, lanchonetes, restaurantes e outros, além dos manipuladores de alimentos, que ouviram explicação da nutricionista da Vigilância Sanitária Andréia Bahiense que falou sobre as corretas práticas higiênicas.

Numa segunda fase, todos os estabelecimentos foram visitados, cobrando e/ou explicando de forma individualizada e prática, todo o conteúdo da palestra, onde os mesmos receberam por escrito, através de notificação, todas as irregularidades encontradas no estabelecimento. Após esta fase, foi iniciado o período de classificação. A grande maioria dos estabelecimentos já foram classificados.

A nutricionista da vigilância afirma que a classificação seguiu critérios de segurança alimentar e higiene. Os estabelecimentos que obtiveram menos de quatro estrelas, apresentam fatores que podem levar a contaminação, enquanto os de 4 estrelas estes riscos são menores, já nos de 5 estrelas o risco de contaminação praticamente não existe, o que torna o estabelecimento altamente recomendado pela Vigilância Sanitária.

Segundo a Nutricionista, o projeto é amplo e vai abranger outras áreas como açougues, padarias e supermercados, e quanto aos estabelecimentos ainda não visitados, estes estarão sendo visitados nos próximos dias.

Classificação:

5 estrelas – ótimo

4 estrelas – bom

3 estrelas – regular

2 estrelas – deficiente


Exija a classificação dos estabelecimentos já visitados:


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir