Categoria Educação  Noticia Atualizada em 18-03-2006

"Bullyng" em Marataízes e Itapemirim
Casos de Bullyng aumentam nas escolas e preocupam educadores de Marataízes e Itapemirim

Maratimba.com

BULLYNG, expressão inglesa que se traduz como maldade, é uma das inúmeras formas de violência na escola, caracterizada por ações repetitivas, como apelidos e achincalhe sem motivo aparente , partindo de um grupo de alunos sobre um ao mais colegas, se tornou uma pratica corriqueira nas escolas de todo país e confirmada nos municípios de Itapemirim e Marataízes .

Diversos relatos de alunos que estudam em educandários público e particular, garantem sofrerem todos tipos de humilhações dos colegas. Segundo estudos realizados primeiro na Suécia ( anos 70 ) e na Noruega ( Anos 80 ), 15% dos alunos estavam envolvidos com o Bullyng.

No Brasil o percentual alcançou preocupantes 49 % de acordo com pesquisadores. Alunos dos dois municípios relataram o seu drama. Professores confirmam esse fenômeno em suas aulas e tentam coibir a pratica. São confissões emocionadas de alunos que se dizem indefesos e revoltados de serem constantemente humilhados. Seus nomes e iniciais serão omitidos, assim como o nome das suas escolas. O primeiro que vamos dar o nome de aluno 1, tem 13 anos e confessa que já pensou em parar de estudar. "Chamavam-me de "gordo", "baleia", "botijão de gás", denunciava a coordenação e nada acontecia."

Noutro dia a gozação vinha mais forte. "O aluno 2, de 14 anos, se diz uma criança alegre. "Mas é só aparência, por dentro me sentia destruído". Conta que os apelidos era desde "burro "até de "doente mental ", confessa que chegou a chorar com uma amiga. A confissão do aluno três, ainda é mais dramático. "Todo dia tinha era um novo apelido, então mudei de colégio e de município".

Mas não adiantou a mudança para fugir do problema, na nova escola começou tudo de novo. A aluna 4,chegou a recorrer a uma cirurgia. "Tinha orelha de abano, era o suficiente para me chamarem de "orelhuda ". Realizou a cirurgia, mas de nada adiantou: o apelido continua. "Não agüento mais é humanamente impossível resistir a isso."O pedagogo Vilmar Lugão Brito que atualmente trabalha em Marataízes argumenta que em sua antiga escola localizado em Jerônimo Monteiro, foram constatados muitos casos de bullyng e a escola se mobilizou realizando um trabalho de conscientização.

"A informação sobre o bullyng, ainda é muito restrito. Por ser uma palavra em inglês, buscamos nas aulas da matéria uma aproximação dos alunos com esse sério problema."Disse ainda que com a mobilização os casos diminuíram drasticamente. Para os especialistas as causas estão relacionadas a carência afetiva e a falta de limites de quem o pratica..Existem relatos que apontaram até o suicídio.Para muitos são consideradas como gozações entre colegas ou no máximo brincadeiras de mau gosto, mas para os alunos que sofrem com o bullyng tudo isso não passa de um pesadelo.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir