Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-03-2006

República das Bananas
No último dia nove de fevereiro a imprensa noticiou um tiroteio que durou duas horas, praticado entre os soldados do Exército Brasileiro e os traficantes da Rocinha, no Rio de Janeiro
República das Bananas

No último dia nove de fevereiro a imprensa noticiou um tiroteio que durou duas horas, praticado entre os soldados do Exército Brasileiro e os traficantes da Rocinha, no Rio de Janeiro. É de se perguntar como os bandidos, que, em tese, possuem armamento inferior, conseguem suportar tanto tempo assim uma investida de uma força mais numerosa e mais bem preparada em termos de tática e de poder bélico, e o que é mais interessante, sem notícia de baixas no lado dos meliantes.

Comenta-se na caserna que foi o próprio Governo quem determinou ao Exército, nessa operação de recuperar as armas roubadas, que fingisse uma ação mais dura, dando ordens aos seus soldados para que não fizessem vítimas. E, para finalizar, os dez fuzis e a pistola roubados aparecem na Estrada das Canoas, em São Conrado, todos juntos, abandonados pelos traficantes, segundo o Exército.

Inicialmente o Exército informou que descobriu as armas por conta de um informante, depois diz que foi o serviço de inteligência que as descobriu. Tudo isso leva a crer, com certo grau de certeza, que houve mesmo um acordo entre os militares e os traficantes, o que é lamentável e demonstra a incapacidade estatal de resolver esse problema grave da violência e do tráfico de drogas nos morros do Rio.

E ainda queriam nos impedir de termos nossas armas...

Fato é que os bandidos, sem qualquer medo ou respeito aos militares, surrupiaram, debaixo das barbas dos generais, as tais armas e impuseram uma troca de tiros de mais de duas horas, sem que os soldados pudessem fazer nada de efetivo para matar, ou, no mínimo, prender esses cânceres da sociedade. E o que é pior, o Exército ficou com as mãos amarradas por determinação desse Governo infestado de bandidos. Ou alguém ainda duvida que eles também não estão lá dentro dos gabinetes?

Ontem – 16 de março de 2006 – vimos o Supremo Tribunal Federal, a pedido do PT, determinar à Câmara Legislativa Federal que impedisse o caseiro da "República de Ribeirão Preto" de depor na CPI dos Bingos. É de se perguntar a quem interessa tal medida. Será que querem esconder o que todos já sabem, ou seja, que do 1.º escalão para baixo os meliantes fazem e acontecem?

E hoje – 17 de março – o Superior Tribunal de Justiça suspendeu as prévias do PMDB para escolha do seu candidato próprio à Presidência da República.

Há alguns anos, publicaram uma carta minha na revista Consulex, questionando a posição do Supremo Tribunal Federal de não se intrometer na avalanche de medidas provisórias editada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que atravancava a votação de matérias importantes no Legislativo. Na época fiz uma pergunta ao ministro que havia declarado isso: se nosso Poder Judiciário não pode resolver isso, a quem devemos recorrer, à Santa Sé?

Para um nacionalista e patriota que ama seu país, é duro constatar isso, mas o que está se vendo é um achincalhe, uma verdadeira situação de deboche às instituições, onde, de um lado, o Poder Executivo impõe uma situação vexatória ao Exército Brasileiro, dando a impressão de "vendetta" pelas décadas de regime militar e, de outro lado, vemos um poder gritantemente se intrometer nas atribuições do outro, jogando por terra os princípios constitucionais que dão suporte à República Federativa do Brasil.

Enquanto isso, os juros estão lá em cima, a gasolina e o álcool estão a preço de ouro, o desemprego não retrocede e o país não avança.

Estamos em ano eleitoral e espero fervorosamente que os brasileiros, hoje bem mais informados e atentos ao que acontece nos palácios, escolham bem não em quem votar, mas em quem não votar, pois a coisa está feia.

Lula, Garotinho, Alckmin, César Maia... dou um pelo outro e não quero volta.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir