Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 31-03-2006

O Caseiro e o Poeta
Da poesia desse filme italiano, comparando com o enredo da atual hist�ria pol�tica contempor�nea brasileira, s� se extrai a semelhan�a entre a figura simples do pescador e a do humilde caseiro que derrubou o ministro
O Caseiro e o Poeta

Da poesia desse filme italiano, comparando com o enredo da atual hist�ria pol�tica contempor�nea brasileira, s� se extrai a semelhan�a entre a figura simples do pescador e a do humilde caseiro que derrubou o ministro. Tentar comparar a poesia do filme com o mar de excrementos atualmente vivido � tarefa aparentemente imposs�vel, pois n�o haveria mesmo o que se medir, ante a beleza de um e o odor f�tido do outro.

Entretanto, � poss�vel imaginar um lado po�tico nesse triste cen�rio que est� sendo registrado e mostrado em rede nacional. Assim como no filme, foi o personagem de uma pessoa simples quem roubou a cena. No enredo da hist�ria brasileira, foi um humilde caseiro, com sua seriedade e grandeza de car�ter, quem desbancou a mentira do ministro, dando uma verdadeira aula de dignidade � parcela da sociedade que se auto-intitula como intelectualizada e formadora de opini�o.

Mas a poesia do nosso enredo p�ra por a�. A trama real se transforma em uma mistura de filme policial com tragicom�dia. Al�m de pat�tica, foi um verdadeiro tiro no p� a manobra reprov�vel tentada pelo PT, com a ilegal quebra do sigilo banc�rio do nosso humilde e digno personagem, com o nosso presidente ainda tentando fazer crer que n�o sabia de nada, posando de lorde ingl�s, como se pudesse ficar alheio e imune ao que acontece com seus subalternos mais ilustres.

Tem at� senador envolvido na hist�ria. Um deles foi o respons�vel pela cria��o de uma vers�o falsa para a justa e legal movimenta��o de quinze mil reais feita pelo caseiro em sua conta. Como � sabido que a coisa, quanto mais se mexe, mais fede, j� d� para imaginar o samba que isso vai dar na pizzaria.

Dentro desse enredo ainda aparece o �rg�o m�ximo do Poder Judici�rio, se curvando aos interesses estranhos do Executivo, infringindo princ�pios constitucionais basilares. Basta dizer que o STF impediu o Poder Legislativo de cumprir seu papel, que, al�m de legislar, tamb�m � o de fiscalizar. Com essa intromiss�o, tentou-se calar o nosso caseiro, que virou her�i e paladino da verdade, doesse a quem doesse. E deve ter do�do mesmo. Deve ter do�do l� dentro, no �mago da c�pula do poder executivo federal, que viu o homem forte da economia ser desmentido publicamente.

Como se n�o bastasse o Poder Executivo, agora tamb�m o Judici�rio passou a desrespeitar princ�pios b�sicos da constitui��o federal e, concomitantemente, a democracia. O pior � que todos os tr�s peda�os da pizza maior que comp�em a Rep�blica Federativa do Brasil est�o fazendo as mesmas coisas, nos envergonhando de ver que estamos sendo gerenciados por uma classe pol�tica que pouco se lixa para a popula��o e n�o pensa duas vezes em atropelar a lei e os direitos fundamentais dos cidad�os.

Senhores Presidentes, da Rep�blica, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, respeitem a constitui��o. O que mant�m a democracia viva � o respeito �s institui��es. O que mant�m o Estado em si � a constitui��o. Se os senhores n�o respeitarem isso, nossa democracia estar� condenada.

� preciso perguntar onde est�o os l�deres naturais, verdadeiramente preocupados com os anseios e necessidades da popula��o como um todo. Porqu� eles n�o surgem mais? Estar�o todos contaminados com a excresc�ncia do poder ou est�o impedidos de se mostrar?

Parece que toda a intelectualidade brasileira est� ainda pensando que a viol�ncia � coisa que acontece somente com os outros e fica l� bem longe, nos guetos. E se permitem silenciar ante tudo o que acontece. Ser� mesmo verdade aquela m�xima de que a esquerda s� se junta na cadeia? Ser� que est�o calados por vergonha?

Onde est�o voc�s, ilustres formadores de opini�o, que defendiam com unhas e dentes os ideais petistas de igualdade social e austeridade com a coisa p�blica? Ah, sim... est�o apregoando o crescimento da economia brasileira perpetrado pelo governo Lula. Infelizmente, � s� o que lhes sobra. Pena que esse crescimento fique na m�o de t�o poucos. Enquanto isso, a sociedade encolhe economicamente a passos largos.

O caseiro e o poeta... esse � o nome do filme em que vivemos.

Isso ser� uma boa hist�ria para ser contada em verso e prosa pela hist�ria do nosso pa�s.

Tomara que o final seja feliz.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir