Categoria Social  Noticia Atualizada em 03-04-2006

As Mulheres e suas Conquistas
Norma Ayub recebe o Maratimba.com em seu gabinete conta um pouco de sua vida pol�tica e profissional
As Mulheres e suas Conquistas

Em entrevista ao site www.maratinba.com, realizada em seu gabinete, a prefeita municipal de Itapemirim, Norma Ayub Alves, fez um balan�o das principais atividades executadas no munic�pio. Falou de sua experi�ncia profissional e dos projetos e programas que implantou na Secretaria Municipal de A��o Social de Cachoeiro de Itapemirim, quando secret�ria da pasta.

Norma Ayub Alves nasceu em Itapemirim, Estado do Esp�rito Santo. � servidora p�blica federal, casada com o advogado Theodorico de Assis Ferra�o, ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, onde atuou por 4 mandatos, ex-deputado federal e estadual.

Formada em Ci�ncias F�sicas e Biol�gicas, pelo Centro Universit�rio de Bras�lia (CUB), lecionou na Funda��o Educacional do Distrito Federal. Posteriormente, a convite do deputado federal Ulisses Guimar�es, transferiu-se para C�mara dos Deputados, onde trabalhou junto � lideran�a do Partido da Frente Liberal (PFL), com o deputado Inoc�ncio de Oliveira, ent�o presidente da sigla, e atuou, tamb�m, junto aos gabinetes da deputada Graci de Menezes e dos deputados Alo�sio Santos e Theodorico de Assis Ferra�o.

Na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, a partir de 2001, na gest�o de seu esposo, Theodorico de Assis Ferra�o, assumiu a Secretaria Municipal de A��o Social, revolucionando a assist�ncia aos mais necessitados do munic�pio. Sua a��o solid�ria junto aos enfermos, �s crian�as, aos membros da terceira idade e, principalmente, aos carentes, tornaram-se uma marca fraterna da secretaria.

Neste per�odo, destacam-se os seguintes programas sociais:

- Casa da Sopa: onde eram produzidas e distribu�das gratuitamente, nos bairros e distritos mais carentes, 7 mil refei��es di�rias;

- Padaria Comunit�ria: fabrica��o di�ria de 7 mil p�es, distribu�dos junto com a sopa e tamb�m nas escolas, creches, orfanatos, Hospital Infantil, asilos, Apae e outras entidades para refor�o da alimenta��o;

- Centro de Conviv�ncia Vov� Matilde: espa�o de conviv�ncia para a terceira idade, onde eram desenvolvidos programas de sa�de, educacional e de lazer, com atendimento di�rio de 300 pessoas. No Centro, havia cinco mil idosos cadastrados.

- Campanha "Adote um Velhinho": ado��o afetiva de idosos asilados, atrav�s de parceria de fam�lias da sociedade que se comprometiam em dar aten��o e cuidados ao adotado.

- Casa da Costura "M�e Dalila": promo��o de cursos profissionalizantes para costureiras, al�m de recebimento de doa��es de roupas e reparos para posterior distribui��o aos mais carentes.

- F�brica de Fraldas: produ��o e distribui��o gratuita de fraldas de beb�s e fraldas geri�tricas.

- SOS Mulher e Casa Abrigo: programa de prote��o e acompanhamento para mulheres v�tima de viol�ncia dom�stica.

- Oficinas de Artes: desenvolvimentos de cursos artesanais e forma��o de cooperativas.

- F�brica de Multi-Misturas: produ��o de composto alimentar para distribui��o aos asilos, �s crian�as desnutridas e idosos.

- Campanha do Agasalho:

- Campanha "Natal Sem Fome":

- Adote uma Fam�lia com Fome: Distribui��o mensal gratuita de 500 cestas b�sicas para fam�lias carentes cadastradas na Secretaria e adotadas por empres�rios, profissionais liberais e outros. A campanha beneficiou fam�lias de todo sul capixaba.

- Cursos profissionalizantes: desenvolvimento de cursos profissionalizantes de dom�sticas, padeiros, gar�ons, entre outros, para ingresso e/ou ao mercado de trabalho.

Em 2004, licenciou-se do cargo de secret�ria para concorrer � Prefeitura de Itapemirim, atendendo um pedido especial de seu pai, Odilon Alves, que desejava uma transforma��o pol�tica no munic�pio de Itapemirim.

Norma Ayub Alves, foi eleita prefeita de Itapemirim para o mandato 2005-2008, em 03 de outubro de 2004, com 11,127 votos (66% dos votos v�lidos).


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:      |      Imprimir