Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 04-04-2006

Evite o Primeiro Cigarro
Pesquisas mostram que os gastos decorrentes do tabagismo superam em muito a arrecadação de impostos que o cigarro proporciona
Evite o Primeiro Cigarro

O uso do tabaco surgiu aproximadamente no ano 1000 a.C., porém sua industrialização sob a forma de cigarro ocorreu no final do século XIX , seu uso se espalhou de forma endêmica. A partir de 1960, surgiram os primeiros relatos médicos sobre o adoecimento relacionando a fumantes ativos e passivos (aquele que compartilha o ambiente com o fumante, inalando a fumaça), a partir de então surgiu a necessidade da dependência a nicotina ser esclarecida, tratada e acompanhada.

Pesquisas mostram que os gastos decorrentes do tabagismo superam em muito a arrecadação de impostos que o cigarro proporciona. O câncer, é a segunda maior causa de morte por doença no país, é responsável por grandes gastos com tratamento e internações hospitalares, uma vez que 90% dos cânceres devem-se ao tabagismo.

Existem ainda outras doenças que estão diretamente relacionadas ao tabagismo como doenças cardiovasculares que é a primeira causa de morte no país, bem como aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do trato digestivo, infecção respiratória e impotência sexual no homem.

O cigarro também prejudica a aparência, pois deixa os dentes e as mãos amareladas, provoca olheiras e envelhecimento precoce da pele, além do cheiro desagradável que deixa nas roupas e nos cabelos. Esses dados dão a dimensão das perdas econômicas geradas ao país pelo tabagismo, aliando-se a isso a queda na qualidade de vida do usuário.

Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 80 mil pessoas morram precocemente devido ao tabagismo, número que vem aumentando ano a ano. Cerca de oito brasileiros morrem por hora por causa do cigarro. Cerca de 95% dos tabagistas começam a fumar na adolescência por não serem maduros o suficiente para avaliar o que devem ou não fazer e acabam tomando decisões equivocadas. Neste momento eles estão buscando sua própria identidade, seu lugar no mundo.

O cigarro funciona como um fator que confere personalidade, que insere o adolescente em um grupo. É isso que ele quer, se sentir aceito, se sentir alguém. Neste momento entra a influência da propaganda das empresas de cigarro. O jovem é fisgado pela mídia sedutora que exibe pessoas felizes, bem sucedidas, satisfeitas fumando.

E preciso que o tabagista tenha consciência de que o fumo é um vício por si só, pode causar uma série de doenças e enfermidades. Parar de fumar não é uma tarefa fácil, afinal estamos tratando de uma dependência química. Entretanto 70% das pessoas que procuram parar de fumar conseguem o seu intento. Algumas pessoas tem recaídas em momentos estressantes como a morte de um parente, desemprego, fim de um relacionamento amoroso, etc. neste momento pode-se desejar um cigarro, Outros se sentem tão bem por ter parado de fumar que sentem o desejo de fumar apenas um cigarro para se divertir, entretanto se este cigarro for evitado todos os outros serão também. Aqui vale o primeiro princípio utilizado pelos Alcoólicos Anônimos: Evite o primeiro "cigarro".


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Joana Angélica Pinheiro Leal Brigido    |      Imprimir