Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-04-2006

O Futuro está Chegando
Está para ser implantado, ainda esse ano, no Brasil o Sistema Digital de Televisão. Sistema o qual revolucionará a qualidade da transmissão...
O Futuro está Chegando

Depois de ter passado pelo "boom" que foi o início da democratização do acesso aos meios eletrônicos de comunicação, a população brasileira se prepara para receber e usufruir mais novidades no que diz respeito às novas tecnologias.

Está para ser implantado, ainda esse ano, no Brasil o Sistema Digital de Televisão. Sistema o qual revolucionará a qualidade da transmissão e das programações dos canais abertos.

Desde 1994, empresas de comunicação se juntaram num grupo de estudos para saberem qual melhor sistema de transmissão digital que será adotado no Brasil, já que existem três modelos padrão de transmissão: Sistema Europeu, Sistema Americano e Sistema Japonês.

Além desses três, é importante também ressaltar que houve grandes investimentos, por parte do governo e das instituições universitárias, para criar um sistema padrão nacional. Muitos êxitos foram alcançados nos testes realizados no período de seis meses do ano de 2000, porém, por enquanto, só quem tem acesso a TV por assinatura pode usufruir desse sistema.

O governo mostra uma grande indecisão na escolha do sistema a ser adotado, mas tende a escolher o padrão Japonês, sistema que contempla recursos de interatividades, tais como transmissão de canais de TVs para celulares.

Até então, é possível encontrar vários pontos positivos no que diz respeito à implantação desse novo sistema. A qualidade de definição na imagem é o grande atrativo - se hoje a transmissão analógica transmite entre 525 a 625 linhas de definição, a transmissão digital emite uma média de 1080 linhas de definição.

Outra grande diferença, será na transmissão do som. O sistema de som de uma TV padrão iniciou com apenas um canal de saída (mono), passou pela saída estéreo (dois canais de saída) e com a TV digital contará com seis saídas de som. Com esses seis canais de saída a transmissão de áudio será comparada a um equipamento de Home Theater, ou até mesmo a uma sala de cinema.

Com todo esse benefício tecnológico, a partir da adoção desse novo sistema, haverá mudanças em toda a sociedade. Várias empresas, principalmente as de comunicação e as que produzem componentes tecnológicos, já demonstraram que têm interesse maior em lucrar do que em beneficiar a sociedade. A própria indecisão na escolha do padrão a ser adotado, é um reflexo da escolha de beneficiar determinados grupos por parte do Ministério da Comunicação, representado pelo Ministro Hélio Costa.

Como um determinado padrão de TV Digital proporciona a facilitação da entrada de novos canais requer muita cautela, por parte do Ministério da Comunicação, para não contrariar interesses de empresas que já estão no mercado. Partindo do principio que "Informação é Poder" é certo que empresas atuantes no ramo não facilitem em nada para o surgimento de outras emissoras, o que resultará que a implantação do Sistema Digital gere controvérsias por partes de alguns interesses. Os estudiosos da área costumam afirmar que, mais uma vez, o surgimento de um processo democrático será prejudicado.

Com todo esse cenário surge um grande avanço no que se diz respeito à tecnologia, e ainda, uma nova chance de mudarmos nossa sociedade em busca de democracia. Infelizmente não participaremos de uma decisão direta, mas poderemos aprofundar nas discussões dos atuais administradores e ter mais esse álibi na hora de escolhermos novamente os que darão rumo ao nosso país.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  André Luiz de Oliveira    |      Imprimir