Categoria Social  Noticia Atualizada em 06-04-2006

Casamentos em Alta
Casamento é uma instituição com seus dias contados? Quem pensa assim está enganado,
Casamentos em Alta
Maratimba.com

Para quem pensava que o casamento é uma instituição com seus dias contados devem conferir as estatísticas do mais antigo cartório da região: o Cartório Soares localizado na Vila do Itapemirim.

Fundado em 1889, pelo tabelião Argentino de Oliveira Fonseca, tem há trinta e quatro à frente o juiz de Paz Ailton Soares Pereira e seu companheiro o escrivão Teófilo Alves Soares que trabalha a vinte e nove anos. Todos os finais de semana principalmente aos sábados fazem de dois a três casamentos. O escrivão também confirmou um aumento de casal que não legaliza a sua união, podendo ser confirmados durante a emissão da certidão de nascimento.

Um dos fatores pode estar relacionado com preço cobrado para a união que é tabelada em R$ 186 reais. Disse que um dos fatores de incentivo a união matrimonial, principalmente no interior, são as igrejas.

Nesse longo período colecionaram historias divertidas e inusitadas. " Numa ocasião realizávamos um casamento no interior em baixo de uma arvore de repente um peru defecou na ‘ careca’ do Ailton, foi uma cena desagradável mas muito engraçada." disse Teófilo, confirmado aos risos pelo juiz de Paz.

Outra vez um casal chegou para a cerimônia, mas o clima não era dos melhores, ressaltou Ailton Soares, como de praxe foi feito a pergunta: o senhor deseja casar de livre e espontânea vontade. O rapaz disse sonoro: não. A frase foi repetida por ter vezes e confirmada negativamente pelo pretendente.

O rapaz foi encaminhado para uma sala, e fez-se ouvir que chamaria a policia pois a moça era de menor. O rapaz pediu para repetir novamente a frase, pois não havia entendido direto. "Mas o casal já saiu do cartório cada um para o seu lado" lembrou. Outro problema é em relação aos nomes. Segundo informou Teófilo, os cartórios são aconselhados a evitar nomes esdrúxulos para que no futuro não traga problema para a criança. "Certa vez chegou um senhor para registrar um filho com o nome de Michael Jackson. O pai nem sabia pronunciar o nome direito dizia: só servi se for Maco Jeco. Acabei tendo de ceder", lamentou.

Há quase três décadas no cargo de escrivão já catalogou nomes diferentes como: Fé, Pucheria, Teopompo, Infância, Grimanesa, Guanaina, Giolete, Ementina, Floricena, Horífio e Escolástica. E nosso maior rival no futebol, os "hermanos" Argentina, leva o nome do primeiro titular do centenário cartório.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir