Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 06-04-2006

Bananas mais resistentes
Encaper lança dois novos tipos de bananas mais resistentes à Sigatoka-negra. Mudas já estão disponíveis na Incaper
Bananas mais resistentes
Maratimba.com

A cultura da banana ocupa o segundo lugar em volume de frutas produzidas e consumidas no Brasil, principalmente as cultivares´Prata`,´Nanica`,´Terra`e ´Maçã`, as quais são consumidas pelas diversas camadas sociais da população, não só como sobremesa, mas também como fonte de carboidratos e vitaminas.

A produção brasileira de banana (6,7 milhões de toneladas/Safra 2005) está distribuída por todo o território nacional, sendo a região Nordeste a maior produtora (34%), seguidas das Regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%).
No Estado do Espírito Santo o cultivo da bananeira teve seu auge no final da década de 80, com extensas áreas plantadas com a cultivar´Prata`, a qual era comercializada para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Contudo, em função da suscetibilidade às doenças, bem como a baixa produtividade e a frágil estrutura de comercialização, ocorreu um desestímulo da atividade, sendo esta agravada ainda mais com a expansão da cultura no Vale do Jaíba (região do norte de Minas Gerais), que passou a oferecer banana com padrão superior, dominando assim, os mercados que antes pertenciam aos produtores Capixabas.

Tendo em vista a importância sócio-econômica que a atividade representa para o estado do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Agricultura, através do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) vêm desenvolvendo projetos com a cultura desde a década de 70, culminando recentemente com o lançamento de duas cultivares do grupo Prata (´Vitória` e ´Japira`) resistentes as principais doenças da bananeira, a Sigatoka-negra, Sigatoka-amarela e o Mal-do-panamá. Além da resistência a estas doenças, as cultivares lançadas apresentam produtividade superior em relação às variedades atualmente plantadas no Estado.

Como a muda é o principal meio de propagação da bananeira, o INCAPER firmou convênios com Prefeituras e Cooperativas para instalação de viveiros para produção de mudas das cultivares ´Vitória` e ´Japira`, visto que existe uma procura muito grande por parte dos produtores locais, e até mesmo de fora do estado do Espírito Santo.

Nessa primeira fase, serão distribuídas cerca de 65 mil mudas para servirem de plantas matrizes, sendo que até o final de 2006 estima-se uma produção de 200 mil mudas que serão repassadas aos produtores a preço de custo.

Segundo o Engenheiro Agrônomo do Incaper de Itapemirim Marlon Dutra Degli Esposti, doutor em Fruticultura pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) essa sem dúvida alguma é uma das maiores vitórias da Ciência sobre os vários problemas que afligem a agricultura moderna. Pois, segundo Dr. Marlon Dutra, em várias áreas do País a Sigatoka-negra, doença esta, mais severa que a conhecida Sigatoka-amarela ou Mal-de-Sigatoka, vem reduzindo a capacidade produtiva dos plantios de banana em razão da rápida destruição da área foliar fotossintenticamente ativa das plantas.

Portanto, o agricultor que se mostrar interessado pela cultura pode procurar os escritórios locais do INCAPER para estar recebendo maiores informações sobre as cultivares lançadas (´Vitória`e´Japira`), bem como sobre a época de distribuição das mudas dessas cultivares.

Informações pelo telefone:

(28) 3529-6002 (Incaper-Itapemirim)


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir