Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2005

Criatividade com Organização
Marataízes está de parabéns em criatividade, e deixando a desejar em organização de cooperativas de artesãos
Criatividade com Organização
Maratimba.com

Apesar de múltiplos talentos em artesanatos e pessoas habilíssimas, Marataízes está de parabéns em criatividade, e deixando a desejar em organização de cooperativas de artesãos, e outras profissões.

Na última semana, o nosso vice-prefeito deu uma excelente palestra na Escola Laura Freire, através da secretaria de ação social de nossa cidade - leia-se senhora Regina Mancini, onde expôs com clareza de idéias e muito boa vontade como funcionam as cooperativas, e a disposição da prefeitura local em colaborar, viabilizando cursos através de contratação e efetivação do SEBRAE E SENAC para capacitação de mão de obra.

A capacitação de mão-de-obra e condição SI-NE-QUA-NON para o funcionamento e eficácia de qualquer empresa, NAO FICAM DE FORA as cooperativas com o atual mundo globalizado e as ISOS 2002, 2203, ETC. Sem qualidade não há fluxo de estoque, vendas, em cooperativas ou não...

O que mais nos chama a atenção neste ínterim, e que a prefeitura já está de olhos abertos nos nossos múltiplos talentos, valorizando o material humano, que é o que mais precioso, nós já demos o primeiro passo, Certamente, cooperados irão se organizar para em sistema de cotização, passarem a gerir seu próprio negócio,comprando, vendendo, exportando e gerando emprego e renda para eles e seus familiares. OU NAO...

Em nossa cidade, poderíamos ter uma gama enorme de cooperativas - a de reciclagem de lixo gera muito dinheiro em municípios onde a coleta é seletiva... a dos plantadores de mandioca, artesanatos, costureiras, pescadores e até mesmo vendedores de picolés! Em qualquer ramo de trabalho pode-se criar uma cooperativa e as linhas de créditos, apos a criação da mesma, são bem fáceis para a aquisição de maquinários.

Um caso de cooperativa de sucesso é a UNIMED, onde os próprios cooperados, os médicos, atendem seus pacientes. Não podemos nos esquecer da SELITA, outro caso de sucesso! Enfim, olhando em todas as direções, os horizontes são amplos!

Bom depende de nós! A semente esta lançada... Resta-nos lamentar durante o ano todo esperando o verão chegar ou colocar as mãos massa e contribuir para mudar o futuro que não tarda em chegar.

AH, E NAO TEM AQUELA FAMOSA FRASE?...
NAO SABIA QUE ERA IMPOSSIVEL FOI LÁ E FEZ!
Comecemos, pois!
Â



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Zuzu Fontes    |      Imprimir