Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-10-2005

Preocupação Ambiental
Usinas açucareiras de São Paulo estão recuperando as matas que o avanço dessa pratica predatória fez ao meio ambiente.
Preocupação Ambiental

No ultimo domingo dia 9 deste mês, assisti o Globo Rural como faço sempre.
Uma reportagem me chamou a atenção: as usinas açucareiras de São Paulo estão recuperando as matas que o avanço dessa pratica predatória fez ao meio ambiente.
Tudo na produção açucareira é no superlativo, são milhões de trabalhadores, de toneladas e de receitas, além da destruição de duas Bélgica de nossas matas nessa atividade. A mentalidade dos usineiros da região de Catanduva, em São Paulo estão mudando, apoiado nos estudos de uma Universidade do Estadual.
A reportagem foi longa e esclarecedora, enchendo de esperança aos amantes da natureza. Espero que os proprietários da Usina Paineiras, localizados em Itapemirim, tenham visto a matéria e comece a recompor, pelo menos as matas ciliares do Rio Itapemirim, que ajudou a destruir.
É inegável a importância econômica do empreendimento, que já explora o "Ouro Verde" desde o começo da década de 30 do século passado. A usina foi comprada a preço módico ao Estado. Também daria uma novela a saga do engenheiro Ataliba Carvalho de Brito, para conseguir implantar o pólo açucareiro na região. Mas se faz urgente que o Ministério Publico - como fez em São Paulo- cobre uma política de recuperação das várzeas, lagoas, matas que circundam o Rio Itapemirim e o Rio Muqui, totalmente esquecidos pelos órgãos fiscalizadores. Existe um movimento de cidadãos de Marataízes, que silenciosamente estão boicotando a compra do açúcar produzido pela Usina Paineiras. Essa é uma das formas que a sociedade democrática tem de pressionar os órgãos fiscalizadores e cobrar uma política eficaz da poderosa Usina Paineiras.
De quilo em quilo o saco fica vazio. Recuperação Já! Ou o boicote pode chegar em todos os lugares, e não só com o açúcar como também o álcool.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir