Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-12-2005

Pequenas Diferenças
"Pequenas diferenças em uma habilidade que você tenha, podem causar enormes diferenças nos resultados da sua vida"
Pequenas Diferenças

"Pequenas diferenças em uma habilidade que você tenha, podem causar enormes diferenças nos resultados da sua vida" - Rich Fettke.

Um dos mais importantes conceitos já descobertos no campo da performance humana é o chamado de "conceito da vitória por um décimo". Este conceito, ou princípio, estabelece que "pequenas diferenças em uma habilidade podem causar enormes diferenças nos resultados. Este princípio significa que se você se tornar somente um pouquinho melhor em certas áreas críticas da vida, isso resultará em enormes vantagens finais.

Na verdade você pode estar a ponto de ter um enorme sucesso neste exato instante, seja na vida profissional, romântica, familiar ou espiritual, bastando aprender este conceito e praticar algo novo e diferente do que você tem praticado até aqui.

Se um cavalo chega em primeiro lugar, em uma corrida, por "um nariz" de diferença, ele ganha 10 vezes o prêmio em dinheiro do cavalo que chegou em segundo lugar, mesmo que a diferença seja de um centímetro, com a confirmação feita pela câmera fotográfica. Isso significa que o cavalo vencedor "por um nariz" é 10 vezes mais rápido que o cavalo que ficou em segundo lugar? Claro que não. Será que o cavalo que chegou em primeiro lugar é 50% mais rápido, ou 10% mais rápido? Não, nada disso. O cavalo que ganhou a corrida foi somente "um nariz" mais rápido, praticamente igual ao segundo colocado, mas ganhou a corrida e levou um prêmio 10 vezes maior.

Na vida acontece a mesma coisa. Algumas vezes não sabemos porque uma pessoa, ou uma empresa, "tem tanta sorte" enquanto outra, aparentemente igual, não sai do lugar. Pode ser aquela vitória "por um nariz" de diferença. E, geralmente, isso só pode ser obtido com um tipo de comprometimento acima da média.

Os melhores cavalos e jóqueis praticam repetidas vezes, somente para conseguir aquele centímetro extra, no momento certo... Talvez o que falte para você é comprometer-se mais um pouco, aprender mais um pouco, treinar mais um pouco. Se você acha que já merece o prêmio, mas ainda não o obteve, pode ser que você esteja sempre perdendo "por um nariz" de diferença. Talvez, falte somente isso: um centímetro para a sua vitória. Treine mais, concentre-se mais, repita mais aquilo que dá certo, cuide mais de quem você ama, trate melhor a si mesmo, estude mais, descanse mais... só você sabe o que vai lhe dar este centímetro de vantagem. Um centímetro que vale 10 vezes mais.

Quando Rich Fettke diz que "Pequenas diferenças em uma habilidade que você tenha, podem causar enormes diferenças nos resultados da sua vida", ele quer mostrar que talvez você precise rever seu nível de comprometimento com aquilo que é mais importante em sua vida. Por causa de um centímetro, você pode perder seus negócios, seu casamento, seu cliente, seu amigo e muito mais. Comprometa-se com aquele passo a mais. Você pode receber mais da vida em retribuição. Várias vezes mais.

DEU NO CACHOEIRO POST: "O caminho para encontrar a paz interior é terminar todas as coisas que você começou."
Então eu olhei ao meu redor para ver todas as coisas que eu tinha começado e não havia acabado. Por isso, hoje eu terminei com uma garrafa de vodka, 2 garrafas de vinho tinto, uma de Jack Daniel's, uma pequena caixa de chocolates e uma caixa de cerveja... Você não tem idéia o quão bem eu me senti. Tente você também...

www.cachoeiropost.com

Manoel Manhães é advogado e jornalista
Â

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir