Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 28-12-2005

A Velha Arte de Criar Oratórios
"Oh! Deus salve o Oratório...", essa peça sacra existia na maioria dos lares católicos, principalmente no começo do século passado
A Velha Arte de Criar Oratórios
Maratimba.com

Com diz a canção: "Oh! Deus salve o Oratório...", essa peça sacra existia na maioria dos lares católicos, principalmente no começo do século passado, e nas mãos habilidosas de Adalberto Lopes, tornam-se verdadeiras obras de arte.

"Aproveito madeiras de moveis antigos e destruídos para compor o oratório" explica Beto - como é conhecido - em seu atelier na Vila do Itapemirim.

Informa ainda que já fez mais de 300 oratórios, e que o mercado que mais adquiriu suas peças é o Estado de Minas Gerais. "tenho minhas peças em vários países europeus e nos Estados Unidos da América", explica ainda que existem dois tipos de oratório: o de mesa e os fixos na parede e os tamanhos são variados" Já construi um dentro de uma carcaça de relógio". Cada peça pode levar até 15 dias, Beto ressalta que seu desejo era viver só do artesanato.

"Tenho de trabalhar com tudo que aparece como reforma de poltronas, forros de automóveis e tudo relacionado a estofado, mas meu desejo era aprimorar a velha arte de construir oratório". finalizou Beto.

Quem tiver interesse na arte entre em contato com Beto pelo Tel: (28) 3529-5457


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir