Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-05-2006

Orkut - Viveiro de Vírus
Esse site de relacionamentos virou mania e unanimidade nacional. Sou usuário do Orkut e o melhor dele para mim foi reencontrar dezenas de velhos amigos
Orkut - Viveiro de Vírus

Esse site de relacionamentos virou mania e unanimidade nacional. Sou usuário do Orkut e o melhor dele para mim foi reencontrar dezenas de velhos amigos que sequer tinha notícia há mais de uma década.

Ocorre que o Orkut está virando uma coisa perigosa e extremamente chata. Minha caixa postal eletrônica está entupida com e-mails falando sobre clonagem de perfis, dentre outras bobagens. Poucos se deram conta de que o Orkut se tornou um viveiro de vírus perigosos, capazes de obter informações confidenciais do seu micro, como todo o conteúdo do seu catalogo de endereços, número de senhas e conta bancária, etc.

Como se vê é uma ameaça real e perigosa para quem faz transações financeiras pela internet. Esses vírus estão sendo disseminados por scraps enviados para todos os amigos do usuário infectado, que certamente é daqueles que adoram repassar tudo o que recebem, desconhecem regras básicas de segurança para navegar na internet e clicou num link inserido num scrap enviado por outro desavisado ou fez uso de algum site para envio do maldito peixinho, do elefantinho, da magia da natureza, etc.

Como eu odeio isso... Particularmente, detesto receber scraps incitando a clicar nisso ou naquilo e até participo de uma comunidade nesse sentido: é a "Campanha scraps sem desenhos". Scrap para mim é para ser um recado, só isso.

Entretanto, tem gente que não se agüenta e vive enviando e recebendo esse tipo de scrap, sempre mandando clicar em algum desenho ou em algum link, obtido através de alguns sites para envio em massa dessas mensagens "personalizadas".

Pior que elas, só mesmo esses carros de som com recadinhos do coração. Estes são alguns exemplos de mensagens com links que instalam vírus:

"Olhas as fotos da nossa festa, ficaram ótimas!"
"http//.../fotos.exe"


É importantíssimo que mantenham seus anti-vírus atualizados e fiquem atentos. Não abram links em scraps, mesmo que vindo de conhecidos. O micro dele pode estar infectado.

E, pelo amor de Deus, para quem tem esse hábito, parem de repassar tudo o que recebem na Internet. Noventa e nove por cento é hoax, ou seja, boato.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir