Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 30-05-2006

Maionese é perseguida em Marataízes
Os comerciantes estão estarrecidos e indignados com a forma como tem sido tratados seus comércios e não se trata de fato isolado
Maionese é perseguida em Marataízes

Os comerciantes estão estarrecidos e indignados com a forma como tem sido tratados seus comércios e não se trata de fato isolado, a reclamação é geral; clientes deixaram de lanchar pela ausência de tal produto.

Acho importante a intenção da secretaria de saúde estar mostrando serviço em Marataízes, pois a nossa e todas as cidades precisam desse órgão fiscalizando e autuando aqueles que transgridem a lei.

Mas "peraê" proibir? Já que é para proibir vamos lá, que tal incrementarmos essa lista de proibição.

Vamos proibir o álcool que nada impede que um sujeito encha a cara e saia depois com seu possante matando, não apenas ele, mas, pessoas inocentes que nada tenham aquela situação.

Vamos proibir o cigarro que pelo amor de Deus esse eu fumo desde que nasci, nunca vi tanta ignorância em alguns fumantes. Em meu estabelecimento coloco três cartazes pedindo que não fumem, mas... de vez em quando preciso pedir verbalmente que apaguem o cigarro.

Vamos proibir a maconha que a maioria dos jovens está usando a beira mar como se fosse algo normal, vamos proibir o uso do crack que a cada dia destrói o caráter do ser humano.

Vamos proibir PROIBIR! É tempo de conscientização. O álcool e o cigarro (drogas lícitas) são comprovadamente drogas que matam e degeneram não só a carne como também a alma e ainda assim podem ser adquiridas em qualquer botequim por qualquer mortal cirrótico ou cancerígeno, com um agravante de incomodar pessoas à sua volta.

A Salmonella é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. Entretanto, todos os alimentos, inclusive vegetais, podem tornar-se contaminados. É muito freqüente a contaminação de alimentos crus de origem animal. extraído(http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?484)

Portanto não só através da maionese que se adquire essa bactéria os cuidados devem ser rígidos em todas as etapas de preparação de todo e qualquer tipo de alimentação. Sei que essa proibição fez muita gente se deslocar para outras lanchonetes e cada comerciante do ramo de lanchonetes vive lamentando a falta de clientes.

Conforme publicado na Folha do ES no dia 24/05/2006:
"O número de pessoas que são ‘adoradoras’ da maionese caseira é grande, mas não é maior que o número de intoxicações que vêm ocorrendo no município em virtude de seu uso", garante o secretário da pasta Paulo Rezende.
extraído(http://www.folhaes.com.br/folhaes/noticias.asp?nID=9132)

Eu particularmente não conheço pessoas que tiveram problemas com essa bactéria, não que seja mentira, claro que existem inúmeros casos, pois pude constatar em pesquisa pela internet, mas não consegui ver casos de intoxicação superiores ao de insatisfeitos com tal proibição, ao menos aqui em nossa cidade.

Gostaria de poder chegar a uma lanchonete e poder escolher o que eu tenho vontade de comer, porém seria de grande valia a advertência dos males que esta poderiam causar (assim como nos maços de cigarro e nas garrafas de bebida). Dêem informação conscientizem a população que sabe assim vocês teriam a opinião pública a seu favor.

Quem quiser saber mais sobre os males, como se adquire e como se previne sugiro que leiam esse artigo muito bom do site: www.abcdasaude.com.br
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?484


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir