Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-06-2006

Gaiolas vetadas em Marataízes
Por unanimidade os vereadores de Marataízes, derrubaram o projeto do Executivo que pedia a autorização para "gaiolas"
Gaiolas vetadas em Marataízes
Maratimba.com

Por unanimidade os vereadores de Marataízes, derrubaram o projeto do Executivo que pedia a autorização para adquirir em comodato, um terreno de dois mil metros quadrados para a implantação da cadeia provisória estruturas com celas metálicas.

O plenário da Câmara esteve completamente lotado com os manifestantes, principalmente dos bairros próximos à futura cadeia, empunhando cartazes e faixas contrárias às celas metálicas. Esses atos foram decisivos para que os vereadores, que já se mostravam avessos ao projeto, rejeitassem.

O presidente da Casa de Lei, vereador Cezinha Melchiades, disse que os edis ouviram os clamores vindos do povo. "Quando a sociedade não aceita é isso que acontece. Nessa luta democrática quem ganha é o povo". Para o morador Silvano Moraes da Motta, o local foi o que mais pesou na não aceitação da população.

"Deveria levar para uma área mais afastada da cidade", ponderou. Quem repudiou a medida adotada pelos edis, foi o juiz da Comarca de Itapemirim Leonardo Alvarenga, que classificou como infeliz a atitude dos vereadores votando contrárias as celas metálicas. "Acho que os vereadores se equivocaram, durante a explanação do assunto em audiência pública, se mostraram solícitos ao fato".

O magistrado informou ainda que as celas seriam provisórias até a construção de uma cadeia maior no município, demonstrou ainda que cerca de 80% dos presos que se encontram na cadeia de Itapemirim, são oriundos da Marataízes. "Não somos obrigados a receber presos de outros municípios", ressaltou. O prefeito Toninho Bitencourt, foi reticente na sua resposta: "respeito a vontade da maioria, a população tem suas razões assim como tenho as minhas."


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir