Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 19-06-2006

Em memória do BUSSUNDA
Em 1978, os alunos da UFRJ Beto Silva, Helio de la Peña e Marcelo Madureira, "cansados de aulas de cálculo e falta de mulher" no curso de Engenharia abrem a fanzine de humor
Em memória do BUSSUNDA

Em 1978, os alunos da UFRJ Beto Silva, Helio de la Peña e Marcelo Madureira, "cansados de aulas de cálculo e falta de mulher" no curso de Engenharia abrem a fanzine de humor "Casseta Popular" (paródia à Gazeta), distribuída só na universidade. Em 1980, para transformar a fanzine num tablóide, o trio chamou os amigos Bussunda e Claudio Manoel. O tablóide era vendido em bares, praias e na night do Rio de Janeiro. Em 1986, o tablóide vira uma revista.

Em 1984, Reinaldo, Hubert e Cláudio Paiva, ex-redatores do "O Pasquim", abrem "O Planeta Diário" (nome do jornal onde Clark Kent, o Super-Homem, trabalhava), jornal de notícias falsas que chegou a vender 100.000 cópias por edição (um sucesso para um jornal alternativo).

Em 1988, a Rede Globo convida os dois grupos para também escrever um novo humorístico: TV Pirata (junto com Luís Fernando Veríssimo, Patrícia Travassos, entre outros). Ao se conhecerem, resolvem se "fundir" e criam Casseta & Planeta. Só Cláudio Paiva não integraria o grupo. Em 1990, TV Pirata acaba. No mesmo ano, os cassetas fazem a cobertura do carnaval. Um ano depois, a Rede Globo os escala para "Doris para Maiores", apresentado por Doris Giesse que misturaria reportagens sérias e humor. Os Cassetas escrevem e atuam no programa. Durou só um ano. Em 1992, estréia "Casseta e Planeta Urgente".

Conheci o Bussunda e os demais em 1983 num agito cultural na UERJ. Fiel ao textículo bíblico que diz: "Levai a vida na gozação, pois é de uma que viestes" (Zebedeu 19:19), andei freqüentando os mesmos points e por ser da terra do Rei Roberto Carlos acabei sendo convidado a "contribuir" com algumas histórias a respeito dele e, também, Rubem Braga e do Sr. Camilo Cola e variantes. Cheguei, inclusive, a tirar (né Valério?) 3º lugar como "Miss Cassetuda" com direito a fotomontagem publicada.

A irmã de um dos "cassetas" é (ou foi, já não sei?) casada com um empresário do ramo de mármores aqui de Cachoeiro.

Bussunda, o "muso" dos "cassetas", só tinha um "pobrema": era flamenguista e, certamente, isso causou o enfarte, já que o Mengão está fechando parceria com a ISL (Isordil Sub Lingual).

Manoel Manhães [email protected]

Informou o seu www.cachoeiropost.com


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir