Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 08-08-2006

GUERRA SANTA?
estamos acompanhando durante mais ou menos tr�s semanas as invas�es e bombardeios que Israel vem tramitando no L�bano
GUERRA SANTA?

Bem, estamos acompanhando durante mais ou menos tr�s semanas as invas�es e bombardeios que Israel vem tramitando no L�bano. Sabemos que os pa�ses palestinos, que o mundo �rabe em geral vive de lutas e guerras que nem mesmo entendemos as raz�es como come�ou, mas talvez at� os pr�prios envolvidos nem saibam mais o real motivo para o combate, o que vale � que n�o pode parar, at� porque sempre se tratava e se trata de uma guerra que sempre ser� - GUERRA SANTA.

O que � isso?

Complicad�ssimo responder, sendo assim, em se tratando de uma guerra santa e n�o tendo petr�leo no meio da jogada, ou seja, a ONU n�o precisa se intrometer muito, pois na realidade o que os Estados Unidos sairiam ganhando mesmo com isso, trazendo toda a sua bandalha e os amigos (paises parceiros) para brincarem de salvador da p�tria, ou de pega ladr�o, n�o sairiam ganhando nada, n�o dos judeus (Israelitas).

� bem melhor ser amigo de judeu, at� porque a logomarca de serem sempre v�timas, a sombra da dor que os cercam... Ningu�m esqueceu ainda a segunda Guerra mundial, mas agora eles podem fazer o que querem sem que ningu�m no mundo se mobilize para falar agora BASTA. Sinceramente acho que a Guerra por l� est� indo longe demais e que a ONU deveria realmente ser mais taxativa, ter mais voz, como sabe ser quando as coisas acontecem no Ir� ou no Iraque, que logo, logo tamb�m ir�o entrar nesses bombardeios, o mundo Persa ama barulho - mas quem sou eu para achar qualquer coisa neste campo.

Os libaneses aqui na Europa est�o levantando as vozes, indo para as ruas e mostrando a sua insatisfa��o tamb�m para com a ONU, entidade que moralmente existe para colocar ordem no mundo, o pouco que fez foi enviar a Sra. Rice que n�o resolveu muita coisa, os presidentes est�o meio que ignorando os telefonemas, as correspond�ncias n�o v�o fazer com que Israel cesse fogo.

Nessas horas gosto de saber que venho da Am�rica do Sul, atualmente, quando temos Guerra ... temos entre os grupos de controle da droga nas favelas, ou policia contra pol�cia, pol�tico contra pol�tico no Congresso nacional, o Presidente contra o povo, a gente entende melhor o que acontece na nossa casa - sabemos questionar a nossa pouca vergonha em continuar colocando os mesmo sem-vergonhas no poder, mas claro que este assunto n�o tem nada a ver com Libano e Israel, isso � coisa de prioridade interna.

Mas e porque falar da casa dos outros? Bem, fica dif�cil fazer qualquer tipo de julgamento e/ou cr�ticas nessas horas e ent�o nos questionamos: qual � a raz�o de tudo isso?

Afinal uma guerra envolve o mundo inteiro, nunca sabemos que armas ser�o usadas, se isso cresce feito bola de neve, etc... e vira uma Guerra mundial?! H� pouco, uma rebeli�o de prisioneiros em Hortol�ndia, guerra por melhor alojamento dos prisioneiros, h� aqueles que guerreiam todos os dias para se manterem no trabalho assim como eu e voc� caro leitor, uma Guerra invis�vel, mas totalmente real; a vida � mesmo uma GUERRA, podemos querer ocultar isso, mas todos os dias nos deparamos com diversas dificuldades para podermos ir para cama s�o e salvos e agradecer a Deus por mais um dia de vida (Guerra).

Todos e tudo giram em torno disso - VENCER. Bem, para os libaneses esperamos que a PAZ possa ser uma realidade pr�xima e para os Israelitas que o que vale numa GUERRA SANTA � nos mantermos santos, sermos corretos e termos amor pela vida do pr�ximo, eles exigem tanto que o mundo inteiro reflita o quanto sofreram com segunda Guerra, ser� que eles mesmo j� se esqueceram da dor sofrida?

O mundo precisa tanto de PAZ, eles sempre t�o cerimoniosos com isso agora atacam! Vemos pessoas apavoradas retornando para seus pa�ses, inclusive brasileiros, o medo no olhar, a ang�stia, numa hora assim todo mundo pensa em voltar para casa e o que ser� daqueles que n�o podem ficar em casa porque est�o vendo tudo ser destru�do!

A ONU num impasse analisando as medidas a serem tomadas fica perdendo tempo, o L�bano sendo destru�do, a Europa s� olhando sem cobrar nada..., ou seja, cheguei a conclus�o que sem petr�leo - sem ajuda. Sem petr�leo, n�o h� intromiss�o, n�o h� o grande salvador da p�tria, est�o esperando Ir� e Iraque dar um sinal de vida, sei l� meio que provocando a entrada deles, pode ser. Sem petr�leo eles se calam!

A vida vale o que o ch�o da sua terra oferece - esse � o valor da vida para eles. A vida.... um dia a vida poder� ser mais barata ainda, quando custar o que precisamos para viver de verdade: �gua! Hoje se briga por petr�leo, se defende por petr�leo, amanha ser� por �gua! S� �gua! � s�rio esse dia vai chegar! Enquanto isso vamos vivendo, n�o � nosso irm�o que est� morrendo, n�o � nossa casa que est� sendo destru�da, n�o � nosso ch�o que est� sendo atacado, vamos vivendo. Vira a p�gina - vai fazer o que no final de semana, hein, camarada?

Olivia Barros de Miranda
Germanistik und Romanistik
Universit�t T�bingen


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Olivia Barros Miranda    |      Imprimir