Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 12-08-2006

Marataizes precisa de líderes
Marataizes já está com dez anos de vida e não temos muito o que comemorar, mas não é culpa só dos políticos fortes...
Marataizes precisa de líderes

Marataizes já está com dez anos de vida e não temos muito o que comemorar, mas não é culpa só dos políticos fortes o que está faltando em nosso município são organizações fortes, as que temos estão deixando a desejar.

O hospital, Ipiranga, Escolas de samba, Sindicato dos funcionários públicos municipal e associações comunitárias não conseguem o desenvolvimento necessário para fazerem cobranças aos nossos políticos.

Muitas pessoas se perguntam se esses órgãos são mesmo importantes numa sociedade. É fato que elas representam o povo aos poderes políticos de cada cidade. Seria ótimo se tivéssemos um hospital que funcionasse ou que seus dirigentes fossem às ruas expor os problemas e de alguma forma tentarem salvar o nosso hospital.

Gostaríamos de ver nosso Ipiranga no cenário estadual ou quem sabe nacional, mas o que se vê são dirigentes preguiçosos ou com interesses pessoais deixando nosso time às moscas. O mesmo acontece com as escolas de samba que não conseguem dar um passo sem a ajuda da prefeitura, os presidentes das agremiações carnavalescas não fazem força para se desvencilharem do poder executivo.

Já o Sindicato dos funcionários públicos sofre de lerdesa mental, não patrocina uma auditoria pública, não faz palestras, não discute os problemas da municipalidade enfim está aquém de suas atribuições junto a sociedade. Essa falta de organização atinge também as associações comunitárias, ou melhor elas só aparecem dois meses antes das eleições, nunca tivemos um líder comunitário com capacidade e autoridade para pleitear as reivindicações necessárias para melhoria de seus bairros.

Quando se faz uma boa administração em uma instituição, os resultados logo aparecem, é só examinarmos o caso da CDL onde Cidauro Bourguinon fez um excelente trabalho e com isso consegue obter ajuda de vários setores.

Na maioria dos lugares onde houveram grandes transformações políticas e sociais a sociedade civil organizada teve papel de destaque ora ajudando ora cobrando ora pedindo modificações.

A história mostra que os políticos detestam mudanças, por isso é muito importante que existam instituições fortes, independentes e compromissadas com os interesses da população, mas infelizmente em Marataizes só existe a CDL que a cada dia ganha destaque na sociedade.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir