Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 17-08-2006

Tocando a Boiada
Quem trafega pelas estradas de Itapemirim, ainda pode presenciar boiadas sendo tocadas em pleno asfalto
Tocando a Boiada
Maratimba.com

Quem trafega pelas estradas de Itapemirim, ainda pode presenciar boiadas sendo tocadas em pleno asfalto. Apesar do espanto com a quantidade e tamanho dos animais, a maestria dos peões ainda fazem a diferença.
Geralmente quando "tocam o boi", há sempre o trabalho de três peões. O que vai na frente, sempre com um pedaço de pau amarrado na ponte com um pano vermelho, é o responsável pela condução, chamado de "ponteiro," imprime a cadência necessária para a maior rapidez e segurança do rebanho.

O peão Efraim de Oliveira Rufino, de 40 anos, diz que a passagem dos bois pela estrada é revestida de muita tensão, pois qualquer descuido pelo causar um acidente.

"Tomamos todo o cuidado, sinalizamos, recorremos aos horários de menos fluxo de carro mas mesmo assim estamos lidando com animais", ponderou. Muitos proprietários usam seus carros para servir de alertas.

"Bom mesmo era a uns vinte e cinco anos atrás onde tocava a boiada de Palmital até as bandas de Presidente Kennedy,onde se levava ate dois dias tocando os bois, e passando pelas matas existentes", disse saudoso o peão.

Hoje segundo explicou, os rebanhos são levados no máximo há alguns quilômetros, para na sua maioria mudar de pastagens. "Quando precisamos levar para mais longe o boi é embarcados em caminhões, aquela época de levar para longe as boiadas acabou", finalizou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir