Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 19-08-2006

Poeta lançará livro este ano
Eduardo Calixto oliveira, Técnico Agrícola, Teólogo e Advogado militante lançará ainda este ano livro em 5 idiomas
Poeta lançará livro este ano
Maratimba.com

Eduardo Calixto oliveira, Técnico Agrícola, Teólogo e Advogado militante, nascido aos 9 de julho de 1962, em Araguari-MG. Aos 9 anos, aventurou-se ao optar pelo êxodo pessoal por discordar dos desmandos de seu genitor, adquirindo experiência de vida. Iniciou seus estudos em 1967, em sua terra natal, no G.E. Pe. Lafaiete.

Com 9 anos, migrou para o Estado de São Paulo estudando na E.E.P.G. Prof. Pedro Sommerhauzer em Quintana - SP, Ginásio Agrícola em São Manoel - SP e nos Colégios Técnico Agrícola em Cândido Mota e Garça - SP, tendo sido apoiado material e psicologicamente durante o curso profissionalizante pela Cristã Católica Profa. Tereza Goés de Araújo, a quem devota eternos agradecimentos.

Em 1984, iniciou o curso de licenciatura em Ciências Biológicas pela PUC de Campinas, o qual se desenvolveu até o ano de 1989. Em 1990, iniciou suas atividades como Técnico Superior em Ciências Biológicas no Instituto de Biologia da Unicamp.

Posteriormente, em 1992, iniciou o curso de Direito pela FADESP–Espírito Santo do Pinhal - SP, formando-se em Ciências Jurídicas e Sociais, sendo ordenado Advogado em 1996. Ainda no ano de 1992, coordenou a antologia intitulada Poesias à luz do tempo I, pela João Scortecci Editora, com lançamento em dezembro de 1993. Devido ao grande sucesso alcançado em sua primeira obra poética, organizou, coordenou e inseriu novos talentos, no livro intitulado antologia poética Poesias à Luz do Tempo II, pela João Scortecci Editora, em abril de 1995. O escritor está para lançar seu terceiro livro de poesia intitulado "Poesia a luz do Tempo".

Natural de Araguari, Minas Gerais, iniciou-se na poesia quando estudava no colégio agrícola, mais tarde em 1993 lançou o seu primeiro trabalho; Poesia a luz do Tempo, que se tornou um livro coletivo. "Dei oportunidades a outros poetas anônimos", disse o poeta.

Em 1995 aumentou os poetas participantes de três no primeiro para sete. Depois de dez anos, já radicado há três anos em Marataízes, esse dublê de advogado e poeta buscou na sua trilogia mostra todas as suas trezentas e sessenta e cinco poesias muito delas no aconchego da noite praiana.

Segundo Eduardo, a sua poesia pode ser definida um emaranhado de sentimentos, "Uma visão filosofia da vida". Diz-se um camaleão: "tenho facilidade de me revestir em diversas personalidades".

O jornalista e também advogado Manoel Manhães, ao ler algumas gostou muito do jeito despojado do poeta, "Eduardo brinca com as palavras de uma forma muito simples e emocionante". O livro que já se encontra em fase de revisão será lançado em cinco idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. O lançamento acontecerá em Marataízes ainda esse ano.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir