Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 30-08-2006

PT- Estrela Quebrada
O calvário do PT no Espirito Santo parece não Ter fim, começou com a confusa administração de Vítor Buaiz na gestão 95-98 e chegou em 2006 sem a candidatura própria tão sonhada.
PT- Estrela Quebrada

O calvário do PT no Espirito Santo parece não Ter fim, começou com a confusa administração de Vítor Buaiz na gestão 95-98 e chegou em 2006 sem a candidatura própria tão sonhada. Em 2002 o PT elegeu quatro deputados estaduais e um federal, nas eleições de 2004 conseguiu vitórias importantes como em Vitória com João Coser e Cariacica com Helder Salomão, tudo isso indicava um fortalecimento do partido, que na pior das hipóteses indicaria o vice na chapa de Paulo Hartung, aconteceu que o PT foi pressionado por Brasília com o auxílio de João Coser e Renato Casagrande (PSB) a dar apoio incondicional a Paulo Hartung com a promessa de o governador apoiar o presidente Lula no estado, mas a chapa formada na última hora por Paulo Hartung (PMDB-PSDB) deixou Lula sem palanque no Espirito Santo.

Nesse engodo todo só quem perdeu foi o PT, e o único beneficiado foi Paulo Hartung que botou todo mundo no caldeirão e cozinhou até chegar ao ponto que queria. Resta saber se houve alguma promessa por parte de Paulo Hartung ao PT, talvez a presidência da assembléia, ou quem sabe seu apoio nas eleições municipais de 2008, mas é pouco para um partido que tem o presidente da República, o prefeito da capital, o partido mais organizado do estado e foi um forte aliado do governador Paulo Hartung na assembléia, inclusive quando o presidente daquela casa era Cláudio Vereza que foi o deputado estadual mais votado do Espirito Santo em 2002.

A boa relação política que o governador Paulo Hartung tem com o governo federal foi construída com a ajuda de João Coser, o governador retribuiu virando as costas para César Colnago, seu antigo aliado, candidato a prefeito de Vitória contra João Coser, atitude que deixou o caminho livre para João Coser se consagrar prefeito de Vitória em 2004.

Com a imagem abalada no cenário nacional devido as denuncias de mensalão e caixa dois, parecia o fim do PT, mas Lula, com a ajuda da oposição que bateu cabeça no congresso, saiu ileso do furacão e tudo indica que vai se reeleger no primeiro turno.

No Espírito Santo aconteceu o contrário, com bons nomes para concorrer ao governo (João Coser, Cláudio Vereza) o PT se perdeu e justamente na hora de repartir o bolo chegou atrasado e ficou com as sobras, se é que vai Ter sobras para o PT.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir