Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-09-2006

Existiu o Jardim do Éden?
O assunto arqueologia está fazendo a cabeça dos europeus. Há pouco saiu uma matéria maravilhosa sobre a possível existência do Jardim do Éden
Existiu o Jardim do Éden?

O assunto arqueologia está fazendo a cabeça dos europeus. Há pouco saiu uma matéria maravilhosa sobre a possível existência do Jardim do Éden, que para nós os cristãos seguidores da bíblia ou não, com certeza EXISTIU. Pois bem vários historiadores e arqueólogos fizeram descobertas inéditas sobre o assunto: estátuas, gravuras em pedras, tudo levando a crer e explicando a simbologia sobre o gênesis.

Não comentei o assunto com nenhum teólogo, porque talvez fosse interessante escutar a explicação deles sobre o assunto. Ao que tudo indica a Bíblia retrata um momento muito importante na humanidade, o momento em que começamos a raciocinar e neste caso começamos a plantar e a estocar. Sendo assim, começamos a ser dono de nosso destino.

Antigamente vivendo como nômades, de um lado para outro, vivendo de cacas e de frutas "perdidas", bebendo águas dos rios e riachos, enfim aprendemos a plantar, estocar água perfurando poços, então surge o fogo e os símbolos para a comunicação.

Eles (os historiadores e arqueólogos) retratam esta parte da bíblia como sendo o despertar da humanidade para uma nova época, a história foi transmitida por milênios, mais ou menos 120 gerações até que pode ser catalogada e escrita na forma que encontramos hoje, é importante destacar que a escrita veio muito depois e que a única maneira de repassar momentos da história, ou seja, nossa memória pré-histórica era por meio da fala e assim contávamos os fatos que foram sendo passados de geração a geração e retratados da forma que os "últimos" a contaram até que puderam ser escritos.

Se você acredita ou não nessa história, não muda os fatos, se a humanidade começou a ser civilizada então com certeza isso aconteceu entre os rios Tigres e Eufrates, a serpente representava as adversidades que a humanidade teve de enfrentar até descobrir o que mudaria tudo na vida deles.

A arvore do bem e do mal significa o domínio da ciência e da agricultura, enfim... Seja como for, houve um paraíso que para esse grupo significa o tempo da luz, bem o significado da palavra Éden tem a ver com LUZ. Que me corrija quem souber mais do assunto, pode escrever no comentário hein. A matéria mostra também de forma figurativa os problemas enfrentados pelos grupos que se estabeleceram como fixos por aqueles que preferiram viver como nômades figurando por meio de Caim e Abel.

Não querendo causar polemica no meio cristão naturalmente longe de mim, estou apenas repassando os assuntos comentados e dando meu toque, também fiquei com a pulga atrás da orelha. A leitura vale a pena, mas só conheço o texto em alemão pela revista Der Spiegel, não sei informar nenhuma referencia do assunto em português, pois com certeza deve haver algo no mercado.

Vamos comentar o que vocês acham sobre isso?! Mas que a humanidade já está por aqui há tempos isso não é questionável.

Que os dinossauros existiram, gostaria de conversar sobre isso com algum teólogo e um historiador para sabermos até que ponto a religião e a ciência estão de acordo ou não, muito em breve já estou caçando alguém para entrevistar.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Olivia Barros Miranda    |      Imprimir